17 ABR 2023
SAÚDE
Prefeitura divulga balanço do Dia D de Vacinação contra Influenza e se preocupa com baixa cobertura
Secretaria Municipal da Saúde pede que os pais levem os filhos para serem vacinados contra a gripe
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, divulgou na manhã desta segunda-feira, dia 17 de abril, o balanço do Dia D de Vacinação contra a Influenza (gripe), realizado no último sábado (15), das 8h às 17h, em 48 unidades de saúde do município.

Há uma grande preocupação com o baixo índice de cobertura vacinal, já que do público alvo de 101.940 pessoas, apenas 5.588 foram vacinadas, o que representa somente 5,48% do total estimado.

É importante ressaltar que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza está acontecendo em todo o país, mas a cobertura vacinal tem ficado muito abaixo do esperado, o que acontece também em Marília.

A maior preocupação da Secretaria Municipal da Saúde é com relação às crianças – público alvo de seis meses a menores de seis anos de idade -, onde a cobertura vacinal tem sido muito baixa, como explica a enfermeira responsável pelo Programa Municipal de Imunização, Juliana Carvalho Bortoletto Gomes.

“Realmente temos essa preocupação, pois os pais não estão levando os filhos para receberem a vacina contra a Influenza. Em breve começa o período de gripe e as crianças são as que sofrem mais com isso. É fundamental que os pais se conscientizem da importância de levar os filhos para serem vacinados”, disse Juliana.

O secretário adjunto da Saúde, Dr. Osvaldo Ferioli Pereira, lembrou que as unidades de saúde estão abastecidas com a vacina contra a Influenza e também com as outras que fazem parte do calendário.

“A vacina é sempre a melhor prevenção contra as doenças e, principalmente contra a gripe, já que se aproxima o período que aumentam esses casos, notadamente em crianças. Reforço esse pedido aos pais para levarem os filhos à unidade de saúde de preferência e assim ficarem imunizados, evitando uma série de transtornos”, afirmou Dr. Osvaldo.

As unidades de saúde de Marília funcionam de segunda a sexta-feira (dias úteis), das 7h às 17h, sendo que a UBS Nova Marília tem horário estendido até as 22h, inclusive para vacinação.

BALANÇO

No último sábado (15), durante o Dia D de vacinação foram administradas 3.894 doses, sendo 2.714 contra Influenza, 1.027 contra a Covid-19 e 153 outras vacinas de rotina.

Das 2.714 vacinadas contra a Influenza, 1.330 foram pessoas com 60 anos e mais, 1.112 na faixa etária de 5 a 59 anos de outros grupos prioritários e apenas 272 crianças de seis meses a menores de seis anos de idade.