19 ABR 2023
EDUCAÇÃO
Marília realiza Dia da Paz nas Escolas nesta 5ª-feira e prefeito Daniel reforça proteção às escolas através da política de segurança
Monitoramento por câmeras de segurança será aperfeiçoado e novas medidas serão tomadas. Administração recebe sugestões de pais e da comunidade escolar para avanços
O prefeito Daniel Alonso acompanhado pelos secretários municipais da Educação, Helter Bochi, e da Tecnologia da Informação, Eduardo Yamamoto, e pelos diretor de Divulgação e Comunicação, Mauro Abreu, e de Vigilância Patrimonial, Adilson Simão, estiveram na manhã desta quarta-feira, dia 19 de abril de 2023, na Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) ‘1,2… Feijão com Arroz’, no bairro Santa Teresa, quando foram recebidos pela diretora Fabiana Cruvinel para entrega de placas informativas sobre o sistema de videomonitoramento. “Todas as unidades escolares da rede municipal de Marília possuem câmeras de segurança, que abastecem a central de videomonitoramento que possuímos no Paço Municipal. A nossa Ronda Azul, por sua vez, é sincronizada com os órgãos de segurança, incluindo a Polícia Militar. Possuímos sistema de alarme e iremos aperfeiçoar esta proteção ainda mais”, garantiu o prefeito de Marília. As placas informativas, em dois modelos, serão disponibilizadas em pontos das unidades escolares.

Na oportunidade da visita, o secretário municipal da Educação, professor Helter Bochi, destacou que nesta quinta-feira, dia 20 de abril, será realizado o Dia da Paz nas Escolas, iniciativa voltada para a valorização das escolas municipais e de toda a comunidade escolar. “A proposta é o combate à desinformação e acolher as famílias neste momento em que o Brasil todo vive esta onda de boato que vem alterando a rotina de muita gente”, observou o educador. As fakenews aumentaram consideravelmente nas últimas semanas propagando casos inexistentes de violência. “As escolas de Marília são seguras e em mais de oito décadas de rede municipal de ensino jamais ocorreu algum tipo de ato propagado pela enxurrada de desinformação”, assegurou o secretário.

Nesta quinta-feira, dia 20 de abril, será realizada a campanha ‘A paz é o caminho’, que abordará a segurança no ambiente escolar. A proposta de trabalho surgiu após as reuniões entre o comando da Polícia Militar em Marília - através do 9º Batalhão de Polícia Militar do Interior (9º BPM/I) - e todos os diretores da rede municipal de ensino, ocorrida na última terça-feira, dia 18. O encontro também resultou na união de esforços para orientação e planejamento de ações preventivas, bem como na formatação de protocolos para o reforço da segurança nas escolas. “As placas informativas de alertas referente ao monitoramento por câmeras já existentes em todas as unidades escolares consistiram em outro fruto deste encontro. As placas reforçam a informação para a comunidade da presença do videomonitoramento 24 horas”,  informou o secretário.

Aperfeiçoamento

Responsável pela gestão do videomonitoramento e de todo o sistema tecnológico que envolve a Ronda Azul, incluindo a moderna central existente no piso térreo da Prefeitura de Marília (aliás, central elogiada pelo então ministro da Justiça e atual senador pelo Estado do Paraná, ex-juiz federal Sérgio Moro quando de sua visita a Marília em 2019), o secretário municipal de Tecnologia da Informação, Eduardo Yamamoto, informou que o trabalho preventivo por câmeras será ampliado. “Avançaremos com mais recursos e com mais tecnologia preventiva”, disse. Haverá treinamentos, capacitações e estratégias para complementar a política de segurança. O prefeito Daniel Alonso ponderou que todas as sugestões dos pais e responsáveis, que estão sendo colhidas nas escolas pelos professores, serão analisadas pelo Município. “Vamos construir juntos o ambiente escolar de forma que proporcione ainda mais segurança às nossas crianças”, garantiu. A Ronda Azul é uma realidade em Marília há três anos, o que coloca a cidade na vanguarda do combate à criminalidade e na prevenção.

Fotos: Ramon Barbosa Franco