03 MAI 2023
EDUCAÇÃO
Secretaria Municipal da Educação promove Sipat com formação para todos servidores
‘Todos (Se) importam: Saúde Mental e Física no Ambiente de Trabalho’ foi a temática abordada pela Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho
A Secretaria Municipal da Educação de Marília promoveu no período de 25 a 28 de abril a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, conhecida pela sigla Sipat. Participaram todos os servidores da Educação e a temática abordada foi ‘Todos (Se) Importam: Saúde Mental e Física no Ambiente de Trabalho’. A Sipat envolveu representantes de todas as escolas da rede municipal de ensino e aconteceu de forma presencial nas dependências da Unimar (Universidade de Marília).

Ao longo da semana ocorreram palestras motivacionais, de saúde mental, além de ginástica laboral e ergonomia, realizadas com o principal objetivo de promoção de qualidade de vida. O grande destaque da Sipat foi a palestra realizada no dia 28 de abril (sexta-feira da semana passada) no formato híbrido, garantindo formação simultânea para os mais de 2.500 servidores públicos da rede municipal. A palestra teve como conferencista a corregedora-geral do Município de Marília, doutora Valquíria Galo Febronio Alves, abordando o tema ‘Assédio moral e Código de Ética’.

O secretário municipal da Educação, professor Helter Bochi, destacou a essencialidade e a relevância da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho. “Esse ano, pela primeira vez, conseguimos atingir todos os servidores da rede municipal de ensino, através do formato híbrido. Nos quatro primeiros dias representantes de cada escola participaram presencialmente da Sipat e, no último dia, além da participação presencial, as aulas foram suspensas no período da tarde e, assim, todas as unidades escolares organizaram espaço para que todos os servidores pudessem acompanhar em tempo real a transmissão da palestra sobre assédio moral e código de ética”, detalhou o secretário.

Bochi transmitiu os agradecimentos à reitoria da Unimar e aos palestrantes da Sipat 2023. “O campus da Unimar, além de nos ceder o espaço, também assegurou todo o suporte para a transmissão online da palestra”, observou o secretário municipal da Educação.

“O evento foi de extrema importância para tratarmos do tema assédio moral, principalmente para tirarmos as dúvidas sobre o tema, pois muitos confundem assédio moral com conflito de trabalho. O servidor foi orientado a como proceder caso detecte o cometimento de assédio moral no local de trabalho, orientando inclusive as chefias a como proceder a fim de evitar o cometimento de assédio. Tratamos da forma como devem ser conduzidas as reuniões de equipe, de maneira a não expor nenhum integrante desta, com a participação coletiva, pois o serviço somente tem sucesso com a colaboração de todos”, observou a corregedora-geral do Município, Valquíria Galo Febronio Alves.

Sobre o código de ética, a corregedora explanou a legislação sob a ótica dos deveres. “Inclusive, demonstrando as infrações disciplinares que podem ser cometidas da relação de trabalho entre subordinado e chefia. Outro ponto de importante de destaque ainda quanto ao assédio moral, foi a explanação das vias em que podem ser praticado: de forma descendente, da chefia para o subordinado (vítima), horizontal, entre os colegas de trabalho no mesmo nível hierárquico e ascendente, entre o subordinado para a chefia (vítima) e misto. Contudo, exige-se a conduta abusiva de forma reiterada”, explicou a palestrante durante a Sipat.

“Promover a formação para nossos servidores públicos municipais consiste num dos pontos fundamentais de nossa administração. A realização de um evento desse porte, dentro da nossa gestão,  contemplando 100% da equipe da Educação, reflete diretamente na qualidade do serviço oferecido para toda a população de Marília”, observou o chefe do Poder Executivo, prefeito Daniel Alonso.

Fotos: Divulgação

Noticia educacao-municipal-de-marilia-inicia-nova-jornada-do-programa-alfabetiza-juntos-sao
Há 22 horas
Educação Municipal de Marília inicia nova jornada do Programa ‘Alfabetiza Juntos São Paulo’ e busca manter alto índice que valeu prêmio em 2023