04 MAI 2023
SAÚDE
Prefeitura dá sequência à nebulização contra a dengue na região da UBS Santa Antonieta
Ação com equipamentos costais e aplicação do inseticida Cielo ULV teve início na manhã desta quinta-feira (04) e será finalizada nesta sexta (05)
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, através da Vigilância Ambiental/Zoonoses, dará sequência na manhã desta sexta-feira, dia 5 de maio, à nebulização contra a dengue na área da UBS (Unidade Básica de Saúde) Santa Antonieta, zona norte da cidade.

A ação com equipamentos costais e aplicação do inseticida Cielo ULV teve início na manhã desta quinta-feira (04) e será finalizada nesta sexta (05), como explica a supervisora da Vigilância Ambiental/Zoonoses, enfermeira Vivian Martinelli Funai.

“Como se trata de uma ação complexa, com autorização do morador e preparação do imóvel, antes do início nesta quinta realizamos também um curso teórico com os nossos agentes, quando pudemos sanar todas as dúvidas. Depois disso, a equipe foi para a ação prática e alguns quarteirões serão feitos na manhã desta sexta (05), quando os profissionais estarão nas casas por volta das 8h30”, disse a supervisora.

O objetivo dessa nebulização é fazer o bloqueio de área com caso positivo, com extermínio de alados, que possivelmente possam estar contaminados e transmitindo a doença.

ORIENTAÇÕES

Além da abertura dos imóveis e da aceitação da nebulização, os moradores precisam deixar o imóvel preparado para a ação, isto é, guardar em local fechado ou cobrir alimentos, água e utensílios de cozinha; roupas limpas e/ou pendurados no varal (mesmo molhadas); cobrir computadores, televisores, comedouros e bebedouros de animais e gaiolas de passarinhos e aquários; retirar ou manter levantadas roupas de cama e toalhas de mesa; manter abertas portas, janelas e cortinas para facilitar a entrada do inseticida; e se possível, retirar carros da garagem.

Durante a aplicação do inseticida, os moradores devem ficar na calçada com as crianças e animais de pequeno porte, permanecendo fora por pelo menos 30 minutos depois do final da aplicação do inseticida. Caso houver pessoas doentes ou acamadas na casa, estas deverão ser mantidas no quarto, com portas e janelas fechadas, por pelo menos 30 minutos após o termino da aplicação.

O secretário adjunto da Saúde, Dr. Osvaldo Ferioli Pereira, lembrou que a população tem que ser a grande parceira do município no combate à dengue. “O inseticida mata apenas os mosquitos que estiverem na residência no momento da aplicação. E por isso é importantíssimo que a população faça a parte dela, que é evitar a criação de novos mosquitos, eliminando todos os recipientes e locais que possam acumular água. E também os proprietários de terrenos devem manter esses locais em ordem, eliminando possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.”