04 MAI 2023
EDUCAÇÃO
Marília sedia 1º Encontro do Ciclo Formativo da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de SP
Ao todo, 20 municípios da região participam da capacitação voltada, nesta edição, à Educação Especial e Inclusiva
A Prefeitura Municipal de Marília e a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo, a Undime SP, realizaram na quarta-feira, dia 3 de maio, o 1º Encontro do Ciclo Formativo 2023. A edição foi voltada à Educação Especial e Inclusiva. Ao todo, representantes da rede municipal de ensino de 20 cidades da região estiveram presentes.

‘As implicações da Educação Inclusiva na prática pedagógica em sala de aula’ consistiu no tema da formação do polo Marília. O encontro teve a parceria do Grupo Intinity, que conduziu a formação através da conferencista professora doutora Eliane Pereira. O secretário municipal da Educação, professor Helter Rogério Bochi, anfitrião e representante do polo de Marília da Undime, realizou a abertura do evento. Estavam presentes secretários da Educação, assistentes técnicos da região e diretores, além de supervisores, coordenadores, entre outros educadores. Também compareceram os gestores e a equipe docente do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CEMAEE) de Marília. Além de Marília, Campos Novos Paulista, Cruzália, Gália, Garça, Herculândia, Iacanga, Iacri, Júlio Mesquita, Lins, Lucianópolis, Lutécia, Ocauçu, Oriente, Palmital, Paraguaçu Paulista, Parapuã, Quintana, Santa Cruz do Rio Pardo e Vera Cruz também tiveram representantes.

“É com enorme satisfação que realizamos mais um ciclo formativo da Undime São Paulo, com a oportunidade de contribuir para o fortalecimento da educação pública, gratuita e de qualidade para todos”, afirmou o secretário da Educação de Marília, professor Helter Bochi.

O prefeito de Marília, Daniel Alonso, observou o papel estratégico de Marília na condução regional do compartilhamento de novos saberes e técnicas. “Dentro da nossa gestão temos como meta promover ações que favoreçam a região como um todo. Dessa forma, Marília, ao coordenar um dos polos da Undime, favorece diretamente o avanço não só da educação de nossa cidade, mas sim de todos os municípios parceiros e cidades vizinhas”, considerou o chefe do Executivo.

O encontro formativo recebeu elogios da secretária municipal de Vera Cruz, professora Bianca Otreira Rodrigues, que também esteve presente no evento. “A formação sobre implicações da Educação Inclusiva na prática pedagógica em sala de aula nos ajudou a pensar em métodos e técnicas como meios para acessar, produzir e expressar o conhecimento com foco nas potencialidades individuais e coletivas”, considerou.

O evento contou com a apresentação cultural dos alunos do 5º ano A, da Emef  (Escola Municipal de Ensino Fundamental) ‘Amaury Pacheco’, turma do período integral do professor Vinícius Matias Rodrigues Manoel. Os estudantes interpretaram a peça teatral inspirada no fragmento do livro ‘A fada que tinha ideias’, de Fernanda Lopes de Almeida.

Sobre a Undime

Um dos princípios norteadores da Undime São Paulo é a gestão democrática, com base na construção de consenso. A instituição preza pela visão sistêmica na organização da educação, fortalecendo o regime de colaboração entre os Municípios. A entidade vem proporcionado a integração dos dirigentes municipais, sempre articulando, mobilizando e capacitando gestores e equipes para o desenvolvimento de políticas educacionais. A proposta é que tais políticas educacionais possam promover melhores condições para que os municípios possam alcançar metas e melhores índices.  A União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo conta com um qualificado grupo de colaboradores da área jurídica e administrativa. É oferecida uma extensa agenda de atividades e ações, com conteúdos necessários a uma gestão de sucesso e temas baseados nos interesses educacionais das cidades.

Fotos: Divulgação

Noticia prefeitura-municipal-de-marilia-e-secretaria-municipal-da-educacao-lancam-programa-de
Ontem
Prefeitura Municipal de Marília e Secretaria Municipal da Educação lançam Programa de Educação Alimentar e Nutricional para todas as Emeis e Emefs