Clique aqui e consulte nossas políticas.
24 MAI 2023
TRABALHO E DESENV. ECONÔMICO
Estudantes da Emef Olímpio Cruz realizam visita ao Museu de Paleontologia de Marília
Monitorado, o passeio leva alunos da rede municipal ao ‘vale dos dinossauros’, numa verdadeira viagem no tempo!
Alunos do 3º Ano B da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Professor Olímpio Cruz, do bairro Santa Antonieta, estiveram na manhã desta quarta-feira, dia 24 de maio, em visita ao Museu de Paleontologia de Marília. A atividade programada pela professora Danila Faria Berto despertou a imaginação dos 25 estudantes, que desde o ano passado estudam os dinossauros como matéria interdisciplinar da grade de ensino. “Ciências, Matemática, Português, entre outras disciplinas, são trabalhadas a partir do interesse que os dinossauros vêm despertando na turma”, comentou a educadora , que há 23 anos leciona na Olímpio.

Um dos poucos museus paulistas voltados para a paleontologia, o Museu de Marília fica no Complexo Cultural ‘Braz Alécio’, na avenida Sampaio Vidal, nº 245, no centro. Funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 17 horas, e aos sábados, das 13h às 18 horas. As visitas monitoradas levam os visitantes ao ‘vale dos dinossauros’ que era Marília há 80 milhões de anos, reproduzindo ambientes, aspectos da fauna e flora e detalhando tudo sobre os dinos pescoçudos e crocodilos pré-históricos que aqui viveram.

A viagem começa na praça que abriga o Museu, com os visitantes conferindo a réplica em tamanho natural de um grande dinossauro, de quase quatro metros de altura. O passeio continua e dentro do museu é até mesmo possível tocar em fósseis verdadeiros - coletados em Marília pelo paleontólogo William Nava -, além de conferir ninhos com ovos fossilizados. Outras réplicas podem ser vistas, como as do Mariliasuchus e Adamantinasuchus, dois pequenos crocodilos que conviveram com os dinossauros maiores, a exemplo um predador de porte médio, chamado abelissauro. Num canto do museu o abelissauro está lá, com sua bocarra.

As crianças do 3º ano B da Emef Professor Olímpio Cruz, conforme contou a professora Danila Faria Berto, vem desde o 2º ano estudando os dinossauros e tudo começou a partir de uma aula de ciências onde foram abordados os animais vertebrados: peixes, anfíbios, aves, mamíferos e répteis. “Quando chegamos nos répteis, surgiram os crocodilos e aí a conexão com os dinossauros foi automática. A turma, então, passou a se interessar muito pelos dinos, por fósseis e pela paleontologia. Assim iniciamos o trabalho pedagógico. Eles pesquisaram, produziram textos e foram tirando as dúvidas, principalmente sobre as características dos dinossauros”, contou a educadora.

Visitas podem ser programadas ao Museu de Paleontologia de Marília e mais informações estão no site www.turismo.marilia.sp.gov.br/museu-dos-dinos/, contados podem ser feitos através do telefone (14) 98100-1809.

Museu de Paleontologia de Marília
Avenida Sampaio Vidal, n.º 245 - Centro
Terça a sexta, das 9h às 17 horas
Sábados, das 13h às 18 horas