22 NOV 2018
Marília conquista van para melhorar transporte de pacientes com deficiência

Veículo será utilizado pelos usuários do CER (Centro Especializado em Reabilitação) da Unesp, que faz parte da Rede de Cuidados a Pessoa com Deficiência

Marília está entre os municípios contemplados pelo Ministério da Saúde com uma van adaptada para transportar pacientes com deficiência. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal da Saúde durante visita da coordenadora do CER (Centro de Referência em Reabilitação) da Unesp e direção do Campus.

O investimento federal é de R$ 183,9 mil. Entre as adaptações estão plataforma de acessibilidade, encostos de cabeça removíveis e fixadores para cadeiras de rodas.

Conforme explica a secretária Kátia Santana, a solicitação foi feita pelo município, por meio da Divisão de Projetos da Saúde, conforme edital lançado pela Coordenação-Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência, em Brasília.

O Ministério da Saúde aprovou o pedido, reconhecendo o CER como único serviço de reabilitação especializado em Marília, sob gestão municipal. Convênio assinado no ano passado permitiu que usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) pudessem usufruir da estrutura para terapias.

“Em uma parceria de ‘Ensino-Serviço’ temos um contrato com a Unesp para a prestação desse importante atendimento. É um trabalho que envolve docentes e alunos dos cursos de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, reabilitando  pessoas que são encaminhadas pela rede municipal”, explicou Kátia.

A Secretaria da Saúde de Marília não contava com nenhum veículo adaptado ao transporte de deficientes até 2017, quando foi adquirido um micro-ônibus. Além da van anunciada nesta semana, também é aguardada outra do mesmo modelo, resultado de emenda parlamentar.

Os pacientes do CER com deficiência ou mobilidade reduzida já contam com o Serviço de Transportes da Saúde (antiga Central de Ambulâncias). Com essa conquista, a qualidade do deslocamento será ampliada.

A supervisora da Divisão de Projetos da Secretaria Municipal de Saúde, Ednalva Neves Nascimento, informou que a data da entrega do veículo será marcada pelo Ministério da Saúde.

Participaram do encontro com a secretária Kátia, além de Ednalva, o diretor geral da Unesp, Marcelo Tavella Navega; o diretor de serviços, Tiago Siqueira Oliveira e a coordenadora do CER, Cristiane Rodrigues Pedroni.

Foto: Carlos Rodrigues