09 NOV 2018
ETE
Comitiva da Prefeitura visita obra do afastamento e tratamento de esgoto na Bacia do Pombo

A chamada obra do século deverá estar concluída antes do prazo previsto em contrato

Uma comitiva da Prefeitura de Marília, formada pelos secretários municipais Levi Gomes de Oliveira (Fazenda), André Luiz Ferioli (Obras Públicas) e Marcelo de Macedo (presidente do Daem – Departamento de Água e Esgoto de Marília), visitou na tarde desta quinta-feira (8) a obra de afastamento e tratamento do esgoto.

A visita foi realizada na Bacia do Pombo, que atravessa toda a zona oeste da cidade, e foi acompanhada pelo sócio-proprietário da Replan, empresa vencedora do processo licitatório para a realização da obra, Reinaldo Pavarini, junto com o engenheiro Adalberto Valente.

A obra, que está sendo realizada simultaneamente também na Bacia do Barbosa, que corta a cidade entre as zonas sul e oeste, corresponde a 67% do esgoto do município – os outros 33% são da bacia do Palmital, cujas obras deverão ser realizadas após o término do Barbosa e do Pombo -, entrou recentemente no terceiro mês.

A Replan está trabalhando com total de 50 pessoas, divididas em duas equipes de 25, que são coordenadas pelos engenheiros Adalberto Valente (Pombo) e Rodrigo Ercílio Coneglian (Barbosa), tendo o engenheiro José Camilo Mugnai Vieira como coordenador geral.

O secretário municipal da Fazenda, Levi Gomes de Oliveira, destacou a importância da obra para Marília. “Fiquei encantado e impressionado com a grandiosidade da obra e com a tecnologia que está sendo empregada. Realmente é a obra do século e, depois de concluída, vai mudar o status da cidade de Marília no que tange à saúde pública e à qualidade de vida da nossa população. Irá se tornar também um atrativo para novos empreendimentos e inclusive para empresas que necessitam do Selo Verde, além de impulsionar o comércio, a indústria e os demais segmentos. Parabenizo a Replan, que está fazendo a obra em ritmo acelerado e ao prefeito Daniel Alonso pela coragem de retomar uma obra tão grandiosa e, ao mesmo tempo, importante para a nossa cidade.”

O sócio-proprietário da Replan, Reinaldo Pavarini, lembrou que o prazo para conclusão da obra nas bacias do Pombo e do Barbosa é de 18 meses, porém deve estar pronta em 12 meses. “Não estamos medindo esforços para finalizar em 12 meses, ou seja, antes do final do próximo ano. No que depender da nossa empresa, a obra será concluída bem antes do prazo previsto.”

FASE INICIAL

Na fase inicial das obras foram contidas as águas pluviais nas duas lagoas – Pombo e Barbosa -, tendo sido construída uma rede de galeria de um metro de diâmetro. Foram feitas melhorias nas estradas de acesso aos locais e as duas lagoas que já existiam tiveram que ser refeitas quase que na totalidade.

No total na bacia do Pombo são seis lagoas, sendo duas de aeração, medindo 80 metros de comprimento por 40 metros de largada cada -, e quatro de decantação, medindo 80 metros de comprimento por 3 metros de largura cada.

FASE ATUAL

Na fase atual na bacia do Pombo teve início o assentamento das canaletas para o escoamento de águas pluviais, foi concretado o sistema de gradeamento do esgoto e já foram concluídos os seguintes serviços: fechamento da área com alambrado, parte elétrica do prédio administrativo, abastecimento de água potável do reservatório e distribuição no entorno da lagoa para manutenção e limpeza, esgoto dos sanitários da parte administrativa, refeita a cobertura de parte do prédio soprador, construção de seis caixas de captação de água de superfície e esquadrias metálicas. Foi perfurado um poço com capacidade de 7.800 litros de água por hora e construído um reservatório de 50 mil litros de água. Está em execução o plantio de gramas para proteção contra erosão.

O prefeito Daniel Alonso parabenizou a empresa por estar com o cronograma rigorosamente em dia. “Quero parabenizar toda a diretoria e funcionários da Replan, que não estão medindo esforços, junto com a Prefeitura, para entregar esta importantíssima obra para a nossa população. Temos certeza que Marília dará um grande salto no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) com a conclusão da obra do esgoto, que irá melhorar acentuadamente a qualidade de vida do mariliense.”

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM