06 NOV 2018
Conferência Municipal de Saúde será dias 23 e 24; entidades indicam delegados

Encontro, que acontece em intervalo de até quatro anos, está marcado para 2018 e vai encaminhar propostas para etapa estadual e Conferência Nacional

Moradores em geral, lideranças e representantes de entidades, serviços de saúde e todos que desejarem participar do fortalecimento do SUS (Sistema Único de Saúde) são aguardados para a X Conferência Municipal da Saúde, que será realizada nos dias 23 e 24 de novembro, no Univem.

O encontro é uma iniciativa do Comus (Conselho Municipal de Saúde) e Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde. Serão discutidas e aprovadas propostas extraídas das Pré-Conferências regionais realizadas em outubro.

Além dos usuários do SUS eleitos delegados, durante as pré-conferências, têm direito a voto todos os conselheiros de Saúde efetivos.

Também votam, na conferência, os representantes indicados por hospitais e demais prestadores de serviços de saúde; instituições de ensino de nível médio e superior; associações e entidades de apoio ao paciente; associações de moradores; sindicatos, entre outras organizações formalmente instituídas.

A REGRA DO JOGO

A secretária municipal da Saúde, Kátia Ferraz Santana, explica que, no caso da Saúde, as propostas das Conferências serão observadas nas diretrizes do Plano Plurianual (PPA) e dos Planos Municipais, Estaduais e Nacional de Saúde.

O gasto público, explica ela, será vinculado aos apontamentos que a população fizer. “O Plano define a Saúde que teremos. A boa notícia é que haverá poder efetivo na mão dos usuários do Sistema. Por outro lado, se a população não participar, algumas demandas podem não ser contempladas”, alerta.

O presidente do Comus, Gilberto Martins, pede à população que não desperdice a oportunidade. “Temos em Marília uma grande rede de Saúde, com muitas fragilidades e também com muita gente séria trabalhando. Precisamos potencializar as soluções e melhorar esse sistema, ao invés de apenas denegri-lo”, convocou Martins.

PROGRAMAÇÃO

Para participar, basta comparecer. A programação começa às 19h do dia 23 (sexta-feira), com a abertura solene, seguida da Conferência de Abertura, com o tema “Saúde e Democracia: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS. À noite haverá ainda atrações culturais.

No sábado (24), o início será às 8h, com credenciamento de delegados e inscrição de participantes. As discussões nos grupos de trabalho vão transcorrer pela manhã, seguida da Plenária Final e aprovação das propostas à tarde.

O Centro Universitário Univem está localizado na avenida Higino Muzzi Filho, no Campus  Universitário. A entrada para a Conferência será pela via lateral (rua Adão Stropa). Mais informações podem ser obtidas nas unidades de saúde do município.

Fotos: Arquivo/PMM