05 NOV 2018
SAÚDE
Saúde Municipal de Marília é reconhecida pela prevenção e tratamento contra o HIV

Equipe recebeu a Menção Honrosa “Brenda Lee, entregue aos serviços municipais que cumpriram indicadores

O trabalho desenvolvido pela equipe do Serviço de Atenção Especializada (SAE) da Secretaria de Saúde de Marília recebeu reconhecimento, entre os municípios paulistas, durante evento na Capital. Profissionais que atuam no setor foram homenageados com a Menção Honrosa “Brenda Lee” pelo cumprimento de indicadores.

A entrega aconteceu na quarta-feira (31) durante o encontro que celebrou os 35 anos do Programa Estadual, os 30 anos do Centro de Referência e Treinamento em IST/AIDS e a 3ª Semana Paulista de Mobilização contra a Sífilis.

Na manhã desta segunda-feira (5), profissionais da equipe estiveram com o prefeito Daniel Alonso e a secretária Kátia Santana, em encontro que teve as presenças também dos secretários municipais Levi Gomes de Oliveira (Fazenda) e Ricardo Sevilha Mustafá (Administração). A premiação é inédita e atesta a qualidade do trabalho em três indicadores: diagnóstico, tratamento e vinculação dos pacientes.

A enfermeira Alessandra Pereira, responsável pelo Programa Municipal, explica que as ações na cidade mobilizam toda a rede de saúde, envolvem estudantes e população em geral, utiliza o calendário com as estratégias Nacional e Estadual, além de parcerias com a comunidade por meio de clubes de serviços e entidades.

“Tem havido uma preocupação especial com um trabalho sequencial, que atue na prevenção, realizando também o diagnóstico e vinculando o usuário do SUS soropositivo ao serviço de saúde para que ele receba tratamento”, destacou Alessandra.

A secretária municipal da Saúde, Kátia Santana, destacou que o Programa Municipal de ISTs/Aids contempla também o atendimento a pacientes com outras doenças, como a sífilis, hepatites, casos em que é necessário a PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV) por acidentes, entre outros.

O prefeito Daniel Alonso elogiou a equipe e reforçou que o prêmio, inédito para o município de Marília, precisa ser celebrado. “É um serviço atuante e de extrema relevância para a população. Esse reconhecimento é motivo de alegria para nós. Apoiamos o fortalecimento desse trabalho.”

SERVIÇO

O SAE/CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) funciona na rua 7 de Setembro, 793, das 7h às 18h. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3451-2939 e 3413-7421.

Foto: Júlio César de Carlis