23 OUT 2018
Caps recebe visita de médica pioneira e homenageia Herculano Vasques

Serviço do Programa de Saúde Mental funciona em nova sede desde agosto deste ano

A equipe do Caps Com-Viver (Centro de Atenção Psicossocial) “Herculano Vasques” recebeu a visita da médica psiquiatra, pioneira do serviço em Marília, Miriam Vasques e familiares. Ela é filha do homenageado e participou de um café da manhã com os profissionais. O momento foi marcado por recordações e muita emoção.

Iniciado há 15 anos, o “embrião” do centro especializado funcionava na UBS (Unidade Básica de Saúde) São Judas, na zona norte da cidade.

O território da “saúde mental”, sob a perspectiva psicossocial, foi desbravado através de parceria com a Famema (Faculdade de Medicina de Marília). Naquela época, já contava com os serviços da psiquiatra Miriam e atendia sete pacientes.

A médica conta que, em 2005, foi iniciado o primeiro Caps, que acabou sofrendo um incêndio às vésperas da inauguração. “Foi uma tristeza muito grande, porque nós ainda estávamos vivendo aquele momento de alegria pela conquista e vimos o trabalho ameaçado”, conta.

O Caps passou a ocupar um barracão, no mesmo imóvel (ao lado da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe). Mais tarde foi acomodado em uma residência adaptada na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes e acabou voltando à zona sul, após reforma do espaço que havia sido incendiado.

“Hoje, ver essa instalação e o trabalho que é feito aqui, atendendo a tanta gente (cerca de 250 pacientes), sinto uma alegria muito grande, uma emoção”, afirma a psiquiatra, que se aposentou por motivos de saúde após longa contribuição à medicina.

Miriam Vasques é formada pela 4ª turma da Faculdade de Medicina de Marília (Famema). A psiquiatra conta com orgulho que foi colega de classe dos médicos Augusto Cesar Villani (radiologista), Francisco Agostinho (pediatra), Jayro Domingues (ginecologista), Maria Cecília Dellatorre (sanitarista), Paulo César Eclesiato, entre outros.

CAPS HOJE

A equipe atual é formada por dois psiquiatras, duas psicólogas, equipe de enfermagem (duas enfermeiras, três técnicas e uma auxiliar), um terapeuta ocupacional e duas assistentes sociais. Unidade conta ainda com apoio de uma profissional de serviços gerais, um motorista e um vigia.

A supervisora do Programa de Saúde Mental do município, a psicóloga Simone Alves Cotrim Moreira, diz que as terapias acontecem de formas diversas.

“O Caps proporciona consulta médica e de enfermagem, atendimento social e psicológico, mantém oficinas diversas (culinária, teatro, musicalização, artes manuais) em um espaço onde estimulamos o desenvolvimento humano e social. A proposta é abrangente e os resultados terapêuticos têm sido surpreendentes”, afirma Simone.

RAIZ E MEMÓRIA

O oficial de farmácia Herculano Vasques (falecido em 1999) dá nome ao Caps Com-Viver. Ele trabalhou na tradicional Farmácia Noturna de 1963 até sua aposentadoria.

Mais tarde, foi diretor acadêmico no Diretório Acadêmico Dr. Cristiano Altenfelder da Silva, na Famema (Faculdade de Medicina), onde era responsável pela farmácia que entregava medicação para a população carente.

Noticia mapeamento-com-drone-em-marilia-e-a-nova-ferramenta-da-secretaria-municipal-de-saude-para
Ontem
Mapeamento com drone em Marília é a nova ferramenta da Secretaria Municipal de Saúde para combate contra a dengue
Noticia no-mes-de-conscientizacao-sobre-o-autismo-secretaria-municipal-da-saude-de-marilia