19 OUT 2018
Saúde celebra o Dia das Crianças em diversas unidades

Caps Infantil, Pronto Atendimento da Zona Sul e unidades de saúde se mobilizam

Personagens infantis, decoração, brincadeiras e guloseimas fizeram parte das comemorações do Dia das Crianças, em unidades da Secretaria Municipal da Saúde. A agenda se estendeu até esta sexta-feira (19), com atividade na USF (Unidade Saúde da Família) Vila Hípica, que promoveu a Tarde da Criança. As iniciativas contam com o engajamento dos próprios servidores e apoio da comunidade.

No Pronto Atendimento da Sul, projeto de humanização que envolve as crianças já foi, inclusive, apresentado em congresso de saúde.

Maria Ângela Rodrigues de Almeida Souza, gerente da unidade, explica que “é um dia diferente, onde ninguém deixa de trabalhar com a máxima seriedade como sempre, mas faz questão de provocar muitos sorrisos, muita alegria, mesmo diante do desconforto e até da dor”.

O trabalho nasceu pequeno, há cinco anos, com alguns funcionários vestindo fantasias para alegrar as crianças que aguardam atendimento ou estão no local como acompanhantes.  Atualmente, a ação envolve todos os trabalhadores da unidade.

No Caps Infantil, que oferece atendimento em saúde mental para cerca de 220 crianças e adolescentes, uma das principais atrações foi o Corpo de Bombeiros, que fez a festa com brincadeiras de bombeiros mirins e uma animada “chuva artificial”.

Teve ainda contação de histórias e brincadeiras tradicionais, que resgatam “o ser criança”. Para os juvenis, teve “Balada da Primavera”. A psicopedagoga Sátia Regina Alves de Almeida, responsável pela unidade, afirma que a atividade fortalece vínculo.

“As datas comemorativas são fundamentais, porque marcam momentos e situações específicas, favorecem a vivência da nossa cultura, educam e divertem. Tivemos uma festa muito animada. Agradecemos a todos os parceiros e a presença do Corpo de Bombeiros que abrilhantou nossa manhã”, disse Sátia.

Na USF Vila Hípica, com a liderança da enfermeira Josiane de Almeida Reis e engajamento de toda a equipe, a “Tarde da Criança” atraiu pacientes infanto-juvenis e familiares para brincadeiras e um café da tarde.

Na oportunidade, explica a enfermeira, os profissionais que atuam no atendimento reforçam vínculos, aproximando os serviços da população. “Essa programação é resultado de um trabalho em equipe e também apoio da própria comunidade. A saúde é mais efetiva quando vai de encontro às múltiplas necessidades do usuário”, disse Josiane.