03 OUT 2018
Prefeitura realiza 13ª Janela Literária neste sábado na Biblioteca Municipal

Programação será intensa das 9h às 18h com entrada gratuita

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, realiza neste sábado (6), das 9h às 18h, a 13ª edição do programa Janela Literária na Biblioteca Municipal (Rua São Luís, 1295). A entrada é gratuita.

A programação é intensa, com encontro de escritores, contação de histórias, sarau, dança circular, lançamento de livro, exposições, oficina de xadrez, oficina de RPG e board games.

EXPOSIÇÕES

“Ouroeste 9 mil anos de história” – Museu Água Vermelha – um panorama das instituições museológicas com acervo paleontológico, geológico, arqueológico e indígena do Estado de São Paulo.

“Expo Planet Nerd: Perler beads”

A exposição traz peças feitas de Perler Beads, criadas pelo projeto da Planet Nerd, que está sendo executado dentro da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Paulo Freire com seus alunos do 4º ano.

As pérolas Perler (também conhecidas como Hama Beads ou Nabbi Beads) são esferas fusíveis de plástico. Estas miçangas coloridas são geralmente encaixadas em pegboards de plástico para formar padrões e depois fundidas com um ferro de passar roupa. Elas também podem ser amarradas em colares, tecidos em chaveiros ou até mesmo montados em decorações tridimensionais.

“Livros que inspiraram Filmes”

A biblioteca municipal oferece um vasto acervo de livros que tiveram suas histórias adaptadas para o cinema. A exposição propõe o diálogo entre as obras literárias e suas versões transformadas em filmes pelo cinema mundial.

Veja programação completa:

Manhã

Piso 1 – 9h às 9h50 – XIV Encontro dos Escritores Marilienses; 11h às 11h40 – Contação de histórias com Lizbeth Oliveira de Andrade.

Piso 2 – 10h – Sarau com escritores marilienses e abertura da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca; 10h30 às 11h30 – Apresentação de Dança Circular; 11h40 – Lançamento do livro “A fazenda Colorida” de Bianca Notário Wiira. Bianca é a escritora Mariliense mais jovem a editar um livro. Em setembro de 2018 editou sua segunda obra “A Fazenda Colorida”. O livro é fruto de um trabalho escolar. Conta a história de um lugar mágico, muito colorido e com diversos animais, todos muito coloridos. Um encanto para todas as idades. O exemplar também é recheado de muitas ilustrações coloridas e todas foram elaboradas à mão livre pela própria autora.

Piso 3 – 9h às 10h e das 10h30 às 11h30 – Oficina de Xadrez com Felipe Brene, ex-árbitro Auxiliar da Confederação Brasileira de Xadrez. A prática do jogo de xadrez  desenvolve habilidades como memória, concentração, planejamento e tomadas de decisões.

TARDE

Piso 2 – 14h às 18h – Projeto CriAção (Oficina de RPG e  board games) com  Bruno Fontana. Os jogos RPG estimulam a imaginação e o raciocínio lógico, desenvolvem a criatividade, o relacionamento interpessoal e a cooperação mútua. Consiste em um tipo de jogo no qual os jogadores desempenham o papel de um personagem em um cenário fictício. É um jogo diferente dos convencionais, pois não há ganhadores nem perdedores.

Piso 1 – 15h às 17h – Clube de Leitura “Leia Mulheres” – Livro: Eu sou Malala: a história da garota que defendeu o direito à educação e foi baleada pelo Talibã – Malala Yousafzai. O projeto Leia Mulheres surgiu em 2014 com um convite à leitura de obras escritas por mulheres, de clássicas a contemporâneas. Atualmente, são inúmeros grupos espalhados por todo Brasil. Mediação de Ana Xavier e Raisa Oliveira.

Fotos: Divulgação e Assessoria de Imprensa PMM