01 OUT 2018
Saúde municipal recebe Seminário Internacional Escola Franco Basaglia

Encontro aconteceu na Secretaria da Saúde de Marília e contou com a presença da psiquiatra italiana Serena Goljevscek, de Trieste

A Secretaria Municipal da Saúde de Marília recebeu, na sexta-feira (28), a psiquiatra italiana Serena Goljevscek, durante o “Seminário Internacional Escola Franca e Franco Basaglia”.

A Secretaria do município atuou na realização do Seminário, junto com o Dipartimento di Salute Mentale di Trieste (Itália) e Unesp (Universidade Estadual Paulista – Marília). Foram dois dias de atividades.

A escola italiana é pioneira na desinstitucionalização, ou seja, o fim dos hospitais psiquiátricos como única opção de tratamento mental. Os estudos iniciados na Itália continuam a contribuir para a construção do chamado modelo psicossocial de assistência, valorizando os Caps (Centro de Atenção Psicossocial).

A psicóloga Simone Alves Cotrim Moreira, supervisora de saúde mental do município, lembra que a parceira com Trieste começou a ser fortalecida no ano passado, quando ela e a secretária Kátia Santana participaram do Congresso Internacional promovido na cidade e abriram o Caps Com-Viver para a visita de pesquisadores internacionais.

“O Seminário que recebemos, com a doutora Serena, nos deu um panorama do trabalho territorial, com base em uma experiência extremamente exitosa. Foi como ‘beber na fonte’, um privilégio”, destacou Simone.

EM REDE

A Prefeitura mantém duas unidades do Caps, com atendimento multiprofissional, incluindo médicos psiquiatras. O Caps Com-Viver é voltado para adultos. Atualmente, recebem atendimento mais de 250 pacientes.

O município conta ainda com o Caps-i (Infantil) Catavento, uma unidade especializada no atendimento a crianças e adolescentes. São cerca de 150 pacientes, que a partir do último concurso público realizado passaram a contar com equipe multiprofissional completa, formada por médico psiquiatra infantil, assistente social, psicopedagoga, profissionais de enfermagem, terapeuta ocupacional, psicóloga, assistente social, fonoaudiólogas e técnicas de enfermagem.

Sob gestão estadual, a cidade também oferece vagas no Caps AD, um serviço mantido pela Famema, especializado na atenção a dependentes de álcool e outras drogas.

Todos os serviços são “porta-aberta”, ou seja, sem necessidade de encaminhamento por outras unidades de saúde. Basta comparecer para o acolhimento. Mais informações sobre os endereços e telefones podem ser obtidos pelo telefone 3402-6500, na Secretaria de Saúde de Marília.

Fotos: Carlos Rodrigues