01 OUT 2018
Mutirão de oftalmo para alunos garante óculos de graça; 192 já foram atendidos

Projeto é uma parceria entre as secretarias municipais da Saúde e Educação, por meio do PSE (Programa Saúde na Escola)

Prossegue na Santa Casa de Misericórdia, por iniciativa da Prefeitura de Marília, o Mutirão de Oftalmologia para Crianças e Adolescentes em Idade Escolar. A iniciativa faz parte do PSE (Programa Saúde na Escola), desenvolvido localmente pelas secretarias de Saúde e de Educação. Durante o mês de setembro foram realizados 192 atendimentos, sendo que 44 pacientes tiveram indicação para uso de óculos.

As consultas são feitas aos sábados. Os alunos são submetidos ao exame de acuidade visual, inclusive com uso de equipamentos para definição do grau, em caso de necessidade de lentes. São cerca de 70 agendamentos a cada semana.

O mutirão atende a uma demanda que os professores da rede já haviam observado em sala de aula. De acordo com a enfermeira Fernanda Bigio Cavalhieri, responsável pelo programa Saúde da Criança no município, a indicação pode ser feita pela escola ou mesmo pela unidade de saúde mais próxima de casa.

“É um exame rápido, feito por uma equipe qualificada e não estamos tendo problema de filas. Outra vantagem é que nenhum paciente atendido precisará se preocupar em comprar óculos. Então, as pessoas precisam aproveitar essa oportunidade porque temos um prazo determinado para essa parceira com o hospital”, disse Fernanda.

HÁ VAGAS

Como ocorre em outros mutirões, uma das dificuldades é o grande número de faltas. Desde o início dos agendamentos, das 315 crianças e adolescentes que confirmaram horário, somente 192 compareceram (índice de 39% de faltosos). Do total dos examinados, 44 tiveram indicação para uso de óculos.

A secretária municipal da Saúde, Kátia Santana, destaca a importância da acuidade visual na idade escolar. “Sabemos que o aluno, quando não enxerga bem, pode apresentar dificuldades de concentração e aprendizado. Os professores e os familiares são capazes de observar essa necessidade. Com esse programa funcionando em Marília, finalmente estamos dando vazão a essa demanda”, disse.

O prefeito Daniel Alonso elogiou a parceria Saúde e Educação, bem como a participação da Santa Casa na execução dos atendimentos. “Temos que trabalhar com parceira. Temos visto, não apenas nesta ação, mas em muitas, um estreitamento das duas secretarias (Saúde e Educação) e muitos benefícios a nossa população”, disse Daniel.

Mais Informações podem ser obtidas nas unidades de saúde e escolas da rede municipal. Ou ainda na Secretaria Municipal da Saúde (setor Saúde da Criança), por meio do telefone (14) 3402-6500.

OFTALMO

Para sanar um dos principais gargalos na Saúde, a Prefeitura de Marília intensificou o número de cirurgias de Catarata e realizou mil procedimentos em 2017. Para este ano, serão mais de duas mil cirurgias. Os procedimentos são feitos na Santa Casa e HBU (Hospital Unimar).

Foto: Júlio César de Carlis