17 SET 2018
Prefeitura promove Semana da Árvore no Centro de Educação Ambiental

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, em comemoração ao “Dia da Árvore”, a ser celebrado no próximo dia 21 de setembro, iniciou nesta segunda-feira (17) a comemoração da “Semana da Árvore” no Centro de Educação Ambiental, localizado no Bosque Municipal de Marília, onde diariamente serão realizadas atividades envolvendo comunidades e crianças das escolas da rede municipal.

O tema escolhido para a ocasião foi: “Orientar para preservar – Sustente essa ideia”, onde profissionais capacitados palestrarão e desenvolverão atividades educacionais no intuito de levar o conhecimento sobre a importância da arborização e a necessidade de sua preservação.

Nesta segunda-feira foi feita a abertura da “Semana da Árvore”, com a realização de palestra sob o tema: “Preservação das florestas e das árvores urbanas”, ministrada pela aluna de Engenharia Florestal, Priscila Duarte e pelo Cabo Rubens da Polícia Militar Ambiental, onde orientaram crianças da rede pública de ensino sobre quais crimes ambientais as árvores sofrem, e como podemos evitar essas situações.

Após a palestra, as crianças realizaram caminhada pelo bosque municipal, onde puderam conhecer espécies arbóreas em seu desenvolvimento natural, contemplando árvores com risco de extinção, como o Pau-Brasil e o Peroba-Rosa, por exemplo, além de aprenderem como se desenvolvem em meio a outras espécies, com harmonia e vigor, abrigando todo ecossistema característico desta vegetação de Mata Atlântica.

“Muito além de apenas preservamos as árvores, na ocasião foi explicado às crianças todo ecossistema envolvido nessa biodiversidade, em que diversos animais dependem da preservação desse bioma para sobrevivência e perpetuação das espécies, mantendo o equilíbrio de toda cadeia silvestre”, afirmou a engenheira Priscila Duarte.

Segundo o secretário Vanderlei Dolce, “atividades como estas são rotinas no Centro de Educação Ambiental, mas em datas comemorativas fazemos questão de trazer o máximo de alunos possíveis. A nossa expectativa, segundo prévio agendamento, é de que recebamos cerca de 1.200 alunos durante esta semana, com palestras a serem proferidas por diversos profissionais da área, como engenheiros florestais, gestores ambientais, Polícia Militar Ambiental, dentre outros profissionais. Nosso objetivo é semear no coração destas crianças a ideia de preservação ambiental e darmos início de noção a elas sobre manejo sustentável. Mas colocamos o Centro de Educação Ambiental à disposição de interessados em agendar palestras durante o ano todo, e não apenas em datas comemorativas, uma vez que o meio ambiente deve, obrigatoriamente, ser valorizado durante todos os dias de nossas vidas”.

A “Semana da Árvore” será realizada de 17 a 21 de setembro, das 9h às 10h15 no período manhã e das 14h às 15h15 no período da tarde. Quaisquer dúvidas, sugestões ou informações poderão ser obtidas pelo telefone 3454-3400.

Noticia dia-mundial-da-agua-secretaria-municipal-do-meio-ambiente-realiza-plantio-de-arvores
Há 5 dias
Dia Mundial da Água: Secretaria Municipal do Meio Ambiente realiza plantio de árvores nativas com alunos da rede municipal ao redor da represa Cascata
Noticia indice-de-acesso-ao-saneamento-basico-em-marilia-e-maior-que-na-suecia-alemanha-e-outros