13 SET 2018
“Roda de conversa” na Saúde aborda valorização à vida na rede municipal

Cerca de 70 profissionais entre médicos, enfermeiros, psicólogos, entre outros servidores que fazem parte da rede municipal de Saúde participaram de uma roda de conversa, com abordagem técnica, sobre prevenção e manejo do comportamento suicida. A atividade integrou as atividades da Semana de Luta e Prevenção ao Suicídio.

A oficina foi dirigida pela Karina Okajima Fukumitsu, pós-doutora pela USP e autora de livros sobre o tema. O principal foco da mensagem é a importância da escuta atenciosa e acolhimento à pessoa em sofrimento psíquico.

Na segunda-feira (10), data em que a prevenção foi lembrada mundialmente, Karina fez palestra pela manhã para cerca de 350 pessoas, no Teatro Municipal. À tarde, recebeu os técnicos no auditório da Secretaria Municipal da Saúde.

Os eventos fazem parte do “Setembro Amarelo”, que em Marília conta com mobilização de dezenas de instituições públicas, privadas e organizações da sociedade.

A psicóloga, que se define como “suicidologista”, fala com autoridade e simplicidade sobre a luta pela vida, que começou com experiências pessoais. Ela tornou-se pioneira no Brasil como estudiosa de um fenômeno cada dia mais presente e acredita que o comportamento social contemporâneo favorece esta desafiadora realidade.

“Não estamos dando espaço para nossos sentimentos. Outro aspecto importante é que temos muita facilidade em transferir aos outros a nossa responsabilidade existencial, o que tende a gerar muitas frustrações, com as quais muitos de nós não sabem lidar”, disse.

Ela disse ainda que, na atualidade, as pessoas estão cada vez mais reféns do tempo, nos sentido cronológico (chronos), sem experienciar o sentido kairós (origem grega, que significa “momento certo” ou “oportuno”), relativo à noção diferenciada do tempo.

“Valorizar a vida é aceitar a condição existencial, entender que não somos um objeto”, disse Karina durante a palestra. Em outro momento da apresentação, ela destacou que ninguém pode classificar o sofrimento do outro. “Não devemos, jamais, colocar adjetivos na dor do outro. Aquele que sofre é quem melhor conhece sua dor”, explicou a psicóloga.

A psicóloga Simone Alves Cotrin Moreira, supervisora do Programa de Saúde Mental do município, explica que o tema não é novo, pelo contrário: é um antigo tabu. Porém, o enfrentamento para redução dos casos começou a ser mais discutido nos últimos anos.

“Quando pensamos em prevenção ao suicídio, não podemos ter uma visão simplista. A pessoa disposta a tirar a própria vida, certamente, está vivenciando uma realidade complexa. Sabemos que não é fácil intervir, mas o que estamos aprendendo é que a melhor intervenção é o acolhimento, a escuta. Ninguém precisa ser psicólogo para ajudar. Basta ter ouvido e coração”, acredita Simone.

VALORIZAÇÃO DA VIDA

Quem está ou conhece alguém que está vivendo situações de risco à vida, necessitando de auxílio para superar sofrimento psíquico, pode entrar em contato com a rede de apoio. Cada serviço é indicação para uma situação.

Em Marília, é possível buscar ajuda nas unidades de saúde ou nos Caps (Centro de Atenção Psicossocial). Há inda apoio por telefone, de forma anônima e gratuita, pelo CVV – 188 (Centro de Valorização da Vida).

Em caso de urgência, deve ser acionado o Samu 192 ou as unidades de Pronto Atendimento do município, como a UPA Zona Norte, PA Sul e Pronto Socorro dos hospitais.