11 SET 2018
Marília supera meta da Campanha de Vacinação Contra Pólio e Sarampo

O município de Marília superou a meta do Ministério da Saúde e já imunizou 96% das crianças (com mais de um ano e menos de cinco anos) durante a Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio e Sarampo. Os dados foram informados pela Vigilância Epidemiológica, que confirmou o prosseguimento da campanha até sexta-feira (14).

Entre os dias 4 de agosto e 6 de setembro foram aplicadas nas unidades de saúde do município 9.973 doses das gotinhas que protegem contra a popular “paralisia infantil”.

No caso da vacina contra o sarampo, a proteção é tripla. A chamada tríplice viral protege também contra a caxumba e rubéola. Durante a campanha foram dispensadas 9.916 doses desse imunobiológico na cidade.

A secretária municipal da Saúde, Kátia Ferraz Santana, atribuiu o resultado ao empenho das equipes de saúde, ao envolvimento dos clubes do Rotary em Marília e ao apoio dos profissionais de Educação.

“Tivemos uma mobilização imensa, com três sábados de abertura excepcional das unidades. Os profissionais de saúde trabalharam com afinco, os educadores atuaram como multiplicadores de informações e tivemos essa parceria com a sociedade, através dos rotarianos. Essa soma de esforços fez toda diferença”, disse Kátia.

A campanha para esta faixa etária (maiores de um ano e menores de cinco) segue até sexta-feira (14), explica a enfermeira Renata Rodrigues Plácido, responsável pelo Programa Municipal de Imunização, porém as duas vacinas continuam no calendário.

“Toda criança que completa dois meses precisa da 1ª dose da vacina contra a Pólio. Aos 12 meses é necessária a aplicação da tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola. A segunda dose da tríplice é aplicada três meses depois. Toda essa sequência vacinal independe de campanha. São vacinas disponíveis na rotina”, explica Renata.

Na dúvida sobre o esquema vacinal é importante comparecer com a criança, caderneta de vacina e cartão SUS (Sistema Único de Saúde) em uma unidade de saúde. O atendimento é das 7h às 17h.

Fotos: Arquivo PMM