03 SET 2018
Campanha contra Sarampo e Pólio é prorrogada; Marília atinge 93,29%

A Campanha de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite foi prorrogada no Estado de São Paulo. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (3), em comunicado às secretarias municipais. O novo prazo é 15 de setembro. Marília informou já ter vacinado 93,29% das crianças da faixa etária indicada: mais de um e menos de cinco anos.

No sábado (1) todas as unidades de saúde da cidade funcionaram, com exceção das USFs (Unidade Saúde da Família) Vila Real, Dirceu/Fazenda do Estado, Avencas, Amadeu Amaral e Rosália. Estas já haviam batido a meta de cobertura de 95%.

Segundo estimativas do CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica), órgão da Secretaria de Estado da Saúde, Marília tem 10.396 crianças na faixa etária de imunização. Deste total, ainda precisam ser vacinadas cerca de 600 contra Pólio e Sarampo.

A secretária municipal da Saúde, Kátia Ferraz Santana, pede que os pais que ainda não procuraram uma unidade de saúde, recorram à rede, inclusive para esclarecer dúvidas sobre a segurança da vacina. É importante levar a caderneta da criança.

“Essa campanha é para todos que estão nesta faixa etária, independente se já tomou a vacina recentemente. A criança que foi vacinada há mais de 30 dias pode receber esse reforço para ficar ainda mais segura”, disse.

A enfermeira Renata Plácido, responsável pelo programa municipal de imunização, lembra que a única faixa etária em que ainda não foi atingida a meta de 95%, no município é a de crianças com mais de um e menos de dois anos.

“Acreditamos que o motivo seja porque, em geral, estas crianças já foram recentemente imunizadas. Então alguns pais ou responsáveis podem estar acreditando que não é necessário, mas é preciso sim”, ressaltou Renata.

SERVIÇO

A relação completa das unidades de saúde do município pode ser acessada no site institucional da Prefeitura de Marília, pelo endereço encurtado https://bit.ly/2J0BdKK link “estrutura organizacional”. Quem recorrer a uma unidade e não encontrar a vacina pode se imunizar em outro endereço da Saúde. É importante apresentar caderneta de vacinação e o cartão do SUS. A Secretaria Municipal atende pelo (14) 3402-6500.

Foto: Arquivo PMM