27 AGO 2018
Marília terá “Setembro Amarelo” com mobilização pela valorização da vida

Grupo formado, em sua maioria, por instituições e serviços da área de Saúde participou de reunião na Famema (Faculdade de Medicina de Marília), na manhã de sexta-feira (24), para tratar da programação da campanha “Setembro Amarelo”, mês de luta e prevenção ao suicídio. A cidade terá palestras, caminhadas, fóruns, panfletagens, ações nas ruas e locais de grande circulação de pessoas.

O movimento global, de livre iniciativa, conta com envolvimento da Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, que desenvolve o Programa Municipal de Saúde Mental. A pasta permanece aberta ao diálogo e às parceiras.

Confirmaram participação instituições como Corpo de Bombeiros, Universidade de Marília (Unimar) e Hospital Beneficente Unimar (HBU), Hospital Espírita de Marília (HEM), Faculdade de Marília (Grupo Universidade Brasil) e representantes da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), além da anfitriã Famema.

A Saúde municipal está mobilizada com equipes do PA Sul, Caps Com-Viver e Caps Infantil, psicólogas das UBSs (Unidades Básicas de Saúde), Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), entre outras.

Fazem parte ainda deste amplo movimento, organizações da sociedade civil, como o Grupo de Apoio aos Sobreviventes Enlutados. Cada agente envolvido falou sobre o trabalho que tem realizado, visando à prevenção ao suicídio e/ou acolhimento às pessoas em sofrimento psíquico.

No caso da Secretaria Municipal da Saúde, as principais frentes de atuação são os Caps (Centro de Atenção Psicossocial), que tiveram equipes estruturadas e ampliaram número de atendimentos.

AGENDA

A programação do “Setembro Amarelo” será divulgada a partir da próxima semana, com as informações das entidades e serviços públicos envolvidos.

Dois eventos da Secretaria Municipal já estão definidos: O primeiro acontece no dia 4 de setembro, na APM (Associação Paulista de Medicina), voltado a jornalistas, influenciadores digitais, profissionais de saúde e de comunicação em geral.

No dia 10 do próximo mês a Saúde promove, no Teatro Municipal Waldir Silveira de Melo, o encontro “Estratégias de Prevenção ao Suicídio, com o tema “Novas possibilidades existenciais: viver vale a pena!”, com a psicóloga Karina Okajima Fukumitsu, pós-doutora pelo Instituto de Psicologia da USP (Universidade de São Paulo).