24 AGO 2018
Marília terá Simpósio para discutir abordagem sobre suicídio na imprensa

Profissionais de comunicação e de saúde de Marília e região estão convidados para o Simpósio Saúde e Comunicação – O suicídio e a notícia: qual é o papel da imprensa? – organizado pela Secretaria Municipal da Saúde de Marília.

O tema será apresentado pela jornalista Tânia Guerra (TV Record Paulista), o coordenador do CVV – Centro de Valorização da Vida (Bauru), Antônio Silveira Ramos; e o psiquiatra Klyll Morais Carneiro.

O encontro conta com o apoio institucional da APM (Associação Paulista de Medicina) e será realizado no dia 4 de setembro (terça-feira), às 19h, no auditório da entidade, à avenida Pedro de Toledo, 179. As vagas são limitadas e as inscrições são recebidas somente pelo endereço eletrônico: servicos.marilia.sp.gov.br/setembroamarelo.

O objetivo é provocar uma reflexão sobre a contribuição que a imprensa pode oferecer, para que o suicídio não seja admitido como “única saída”. O Simpósio será um dos eventos programados para o “Setembro Amarelo”, mês de conscientização e luta contra o suicídio.

Com a experiência de repórter, apresentadora, editora de telejornalismo, além de atuação em outras áreas da comunicação, Tânia Guerra (atualmente na TV Record Paulista) é apoiadora do CVV em Bauru e acredita que existem formas de abordar jornalisticamente a pauta, sem impacto negativo sobre as famílias e pessoas com ideias suicidas.

O assessor de comunicação da Secretaria Municipal da Saúde, jornalista Carlos Rodrigues, com experiência em jornalismo impresso e telejornalismo (TV Record Paulista) afirma que a “provocação de discutir o papel da imprensa” pode favorecer a reflexão sobre os impactos da notícia, sobretudo em um tema tão sensível.

“Nos cursos de comunicação, ensina-se que suicídio não deve ser noticiado, exceto se a vítima for uma pessoa pública. Mas essa normativa ainda é válida para os nossos dias? Se for levada ao pé da letra, o jornalista não deixaria de cumprir seu papel de retratar a realidade? Se quebrarmos o silêncio e tratamos dessa pauta, como fazer para que o impacto seja positivo? Sobre estas questões que propomos o diálogo”, disse o jornalista.

VALORIZAÇÃO DA VIDA

O posto do Centro de Valorização da Vida em Bauru, sob coordenação de Antônio Silveira Ramos, completou 36 anos, em 2018. Em média são realizados 1.300 atendimentos por mês, número que está em crescimento.

Antônio explica que o serviço oferece apoio emocional e orientação, sem críticas e com absoluto sigilo. O centro funciona por meio da atuação de voluntários e faz parte do sistema CVV Brasil, que passou a atender todos os municípios brasileiros, com número telefone de três dígitos (188) e ligação gratuita.

SERVIÇO

Mais informações sobre o Simpósio podem ser obtidas na Secretaria Municipal da Saúde, pelo telefone (14) 3402-6500, ramal 6517 (comunicação) ou 6484 (Nepem). Inscrições pelo endereço: servicos.marilia.sp.gov.br/setembroamarelo.