24 AGO 2018
SAÚDE
Secretaria da Saúde adquire 167 aparelhos de ar-condicionado para climatizar unidades

A Secretaria Municipal da Saúde de Marília concluiu a aquisição e deu início à instalação dos 167 aparelhos de ar-condicionado adquiridos com recursos federais. O projeto de climatização é resultado de emenda parlamentar, indicada no orçamento da União. Estudo técnico apontou os ambientes, nas unidades de saúde, em que há prioridade para a instalação.

O investimento é de R$ 300.600,00 e veio para Marília como “recurso vinculado”, ou seja, não pode ser investido para outra finalidade.

O projeto de climatização faz parte do Programa de Fortalecimento da Atenção Básica, que visa melhorar as condições gerais das USFs (Unidade de Saúde da Família) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

A supervisora do setor de projetos da Secretaria, Ednalva Nascimento, conta que a emenda parlamentar foi cadastrada em 2015, atendendo uma solicitação antiga das equipes de saúde. Todos os ambientes que serão climatizados já estão definidos.

Estão sendo priorizados locais como farmácias, consultórios odontológicos, salas de espera e recepção, entre outros. Os ambientes foram definidos por critérios técnicos, após levantamento nas unidades. “Acreditamos que haverá um ganho significativo para usuários e também para os profissionais”, disse Ednalva.

Foram adquiridos 14 aparelhos de 12 mil btus e 153 de 9 mil btus de capacidade. A instalação está sendo feita por equipe especializada.

Fotos: Júlio César de Carlis