24 AGO 2018
Campanha de vacinação chega a 75% de cobertura; Saúde alerta pediatras

Sensibilizar os pediatras da rede pública e particular, profissionais que estão em contato frequente com as crianças, é a nova estratégia do Programa de Imunização da Secretaria da Saúde de Marília para alcançar o público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra Polio (paralisia infantil) e Sarampo.

Relatório divulgado nesta quinta-feira (23) indica que 75% das crianças já estão vacinadas. A meta nacional é atingir 95% até o dia 31 de agosto.

Marília segue acima da média nacional, porém, trabalha para elevação da cobertura sem esmorecer. Segundo dados do Ministério da Saúde, até a última segunda-feira (20), o índice no Brasil estava em 50% das crianças de um ano a menores de cinco anos.

Em Marília foram vacinadas 75,16% (sarampo) e 75,83% (polio). A responsável pelo Programa de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde, Renata Plácido, lembra que falta apenas uma semana para o fim da campanha.

“Acreditamos que este apoio dos pediatras pode elevar ainda mais a adesão. Estamos enviando cartas, pedindo essa colaboração. Nas escolas também estamos reforçando a mensagem, inclusive abordando às particulares”, disse Renata.

Ela explica que as duas vacinas, aplicadas nesta campanha, estão no calendário vacinal com as respectivas idades da indicação. Porém, ao longo do tempo, a cobertura teve queda no país. Por isso a campanha está sendo feita.

“O sarampo está com novos casos no Brasil e a Polio já voltou à América do Sul. Precisamos vacinar o maior número de pessoas de forma rápida. Por isso a importância de que todos levem as crianças abaixo de cinco anos este mês”, explica.

CADERNETA EM DIA

De forma regular, independente de campanha como esta, toda criança que completa dois meses precisa tomar a 1ª dose da vacina contra a Polio. Aos 12 meses é necessária a aplicação da tríplice viral, que protege contra o Sarampo, Caxumba e Rubéola. A segunda dose da tríplice é aplicada três meses depois.

Adultos que não foram imunizados na infância também podem tomar a tríplice viral: até os 29 anos (duas doses) e entre 30 e 49 anos (uma dose).

SERVIÇO

A relação completa das unidades de saúde do município pode ser acessada no site institucional da Prefeitura de Marília, pelo endereço encurtado https://bit.ly/2J0BdKK link “estrutura organizacional”. É importante apresentar caderneta de vacinação e o cartão do SUS. A Secretaria Municipal atende pelo telefone (14) 3402-6500.

Foto: Júlio César de Carlis

Zé Gotinha e Maria Gotinha, símbolos da campanha de vacinação contra a poliomielite