24 AGO 2018
Aleitamento materno será tema de homenagem da Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Marília promove nesta segunda-feira (27) um momento de homenagem aos profissionais de saúde, mães doadoras e marilienses engajados na “26ª Semana Mundial da Amamentação – Campanha Agosto Dourado”, pela promoção do aleitamento materno. O encontro (prévio ao início da sessão ordinária) será às 17h, na Sala Nassib Cury.

Foram convidadas as 47 mães que atualmente são voluntárias e, além do gesto de amor com a amamentação dos próprios filhos, também doam leite para que bebês internados em UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) possam ser nutridos.

A captação, processamento e distribuição do precioso líquido são feitos pelo BHL (Banco de Leite Humano), um serviço pioneiro no Brasil e de excelência, vinculado à Secretaria Municipal da Saúde de Marília, custeado pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

O requerimento de votos de congratulações pelo “Agosto Dourado” foi proposto pelo presidente da Casa, vereador Wilson Alves Damasceno. No documento ele destacou a atuação da enfermeira Sandra Domingues, supervisora do serviço, e da secretária municipal da Saúde, Kátia Santana, para que o mês fosse marcado na cidade.

“Nosso reconhecimento pelo importante trabalho da unidade que atua na promoção do aleitamento materno exclusivo, atendimento ambulatorial a lactantes, captação, processamento e distribuição para suprir demanda nutricional de neonatos em UTI’s de Marília. Louvável iniciativa digna de louvor e elogios. Parabéns pelo trabalho sério, pela dedicação e competência com que vem atuando junto à comunidade mariliense. Saúde e Paz”, diz o texto da proposta.

SALA DE AMAMENTAÇÃO

Nesta terça-feira (28), a Prefeitura de Marília, por meio das secretarias da Saúde e Educação, inaugura a quinta sala de amamentação em Emeis (escola municipal de ensino infantil). O novo espaço está instalado na Emei Favo de Mel, na zona norte, que recebeu série de melhorias em sua unidade, cuja inauguração oficial acontecerá a partir das 14h de terça.

Já funcionam no município salas específicas para amamentação nas Emeis Meu Anjo, Colibri, Marina Betti Cézar, Nossa Senhora da Glória e Mãe Cristina. Os espaços são equipados com poltrona, lavatório e freezer, abertos para as mamães lactantes.

Foto: Divulgação

Sala Colo de Anjo da Emei Meu Anjo; na rede de educação, mamães têm espaço adequado para momento de amamentação