22 AGO 2018
Caoim recebe alunos da escola municipal Chico Xavier

Crianças entre cinco e seis anos, alunos da Emefei (Escola Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil) Chico Xavier, na zona oeste, tiveram um dia de aprendizado sobre qualidade de vida, alimentação saudável e acessível, atividades físicas e outros hábitos para promoção da saúde. A iniciativa envolveu 52 alunos, no Caoim (Centro de Atendimento à Obesidade Infantil de Marília).

A equipe multiprofissional do Caoim destacou o envolvimento da equipe da USF (Unidade Saúde da Família) Cavalari e o comprometimento da escola.

Os alunos assistiram vídeos educativos sobre alimentação saudável e boas práticas para qualidade de vida, passaram por avaliação antropométrica (peso, altura para classificação do IMC – Índice de Massa Corpórea), atividade física com circuito e atividade lúdica. Ao final das atividades foi oferecido lanche para estimular e fortalecer hábitos alimentares saudáveis e acessíveis.

“Quando trabalhamos juntos, cada profissional colaborando com suas competências, dentro de sua área, quem ganha é a população. O resultado foi excelente e estamos certos que essa ação terá um grande impacto na vida destas crianças”, disse a enfermeira Magda Rodrigues Azevedo, que integra a equipe.

PSE EM AÇÃO

A iniciativa faz parte da série de ações no PSE (Programa Saúde na Escola), coordenado em âmbito nacional pelos ministérios da Saúde e Educação. Temas como imunização, saúde bucal, auditiva e oftalmológica, prevenção às ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e Aids estão entre os assuntos.

A visita ao Caoim contempla requisitos de pelo menos três linhas de ação: Avaliação Antropométrica, Avaliação Nutricional e Promoção das Práticas Corporais e Atividade Física nas Escolas.

O SERVIÇO

O Caoim é um serviço da Secretaria Municipal da Saúde, em parceira com a Maternidade Gota de Leite, por meio do ESF (Programa Estratégia Saúde da Família), que desenvolve um programa interdisciplinar com foco na criança/adolescente e as famílias. A cada semestre são oferecidas 120 vagas.

O atendimento é oferecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde), com portas abertas para a população. Basta que os pais ou responsáveis procurem a unidade para fazer uma avaliação e encaminhamento para o atendimento, orientação e tratamento.

O acesso pode ocorrer ainda por meio das unidades de saúde do município. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3454-6618, ou pessoalmente na rua 9 de Julho, nº 395, próximo à Justiça Federal. O atendimento é das 7h às 17h.