17 AGO 2018
SAÚDE
Escolas municipais fazem caminhada pelos bairros para alertar sobre a Leishmaniose

Em todas as Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil) e Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) de Marília, o 15 de agosto foi marcado por ações do projeto “Todos Contra a Leishmaniose”, desenvolvido pela Prefeitura de Marília, por meio de parceria entre as secretarias municipais da Educação e da Saúde. Moradores foram abordados durante caminhadas no entorno das escolas.

Na Emei Saci Pererê, na zona leste da cidade, grupo animado de crianças exibiu cartazes, distribuiu panfletos e conversou com a vizinhança. As crianças replicaram os conhecimentos que adquiriram em sala de aula.

O lema da campanha, “quem ama cuida”, destacou a importância do cuidado com os pets. Para evitar a leishmaniose, tanto nos cães, quanto em humanos, a população deve ficar atenta à limpeza dos quintais, evitando a proliferação do mosquito palha, transmissor da doença.

A supervisora de Educação Básica, Aline Talavêras, explica que o carinho das crianças pelo cãozinho foi determinante para o sucesso da iniciativa. “Eles entenderam muito bem a mensagem, levaram o tema para dentro de casa, o que favorece a possibilidade de mudanças de hábitos”, destacou.

SINTOMAS

A leishmaniose, tanto em cães quanto em humanos, pode passar um longo período sem manifestar qualquer tipo de sintoma. Entretanto, o conjunto de sinais mais comuns em cachorros acometidos pela doença inclui perda de peso, pelagem opaca, falta de apetite, úlceras, anemia, apatia, inchaço nos gânglios, diarreias e vômitos persistentes.

O cão apresenta ainda crescimento exagerado das unhas, conjuntivites, hemorragias nasais, ferimentos na pele (nas áreas do focinho, orelhas, cauda, articulações e ao redor dos olhos), abdômen inchado, atrofia muscular, perda de pelos e descamações na pele.

Uma das formas de prevenção é o uso de coleiras com repelentes. A vacinação também é recomendada. Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato com a Divisão de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde, pelo telefone (14) 3401-2054.

Fotos: Júlio César de Carlis