15 AGO 2018
SAÚDE
Motoristas da Saúde e usuários destacam importância do transporte para pacientes

Há 20 anos a cuidadora de idosos Eneide Maria da Silva, 40, moradora na zona sul de Marília, usa o transporte da Secretaria Municipal da Saúde para tratamentos médicos fora da cidade.

Ela e os três filhos (dois deficientes) chegam a viajar até três vezes por semana. Nesta jornada por saúde e qualidade de vida, ela conta com a equipe da Subfrota da Saúde.

Segundo informações do supervisor da subfrota, Denilson Pereira, todos os dias são entre oito e doze saídas de Marília, rumo à Capital do Estado e municípios do interior, principalmente Botucatu, Barretos, Ribeirão Preto e Jaú.

É o TFD (Tratamento Fora de Domicílio), um serviço do SUS (Sistema Único de Saúde), a qual os pacientes têm direito mediante protocolo do Serviço Social. O objetivo é garantir o acesso à saúde, assegurando, inclusive, ajuda de custo para alimentação.

O serviço atende dezenas de pessoas todos os dias e mobiliza, em escalas, pelo menos 20 motoristas. “Sai uma van para São Paulo diariamente. Além disso, usamos os carros, que podem sair com vários pacientes ou, em alguns casos, com uma única pessoa, conforme recomendação médica e o tipo de necessidade que o paciente tem”, explica.

Em cidades como São Paulo, por exemplo, são vários destinos. É comum o motorista rodar 40 quilômetros ou mais dentro da cidade, entre hospitais e instituições. Diferentes horários de consultas e tratamentos fazem todos esperarem. As viagens se alongam.

PRAZER EM SERVIR

Há 14 anos, o servidor José Reinaldo Mendes trabalha como motorista da subfrota da Saúde. “Não é um serviço fácil, mas eu gosto do que faço. Fazemos a diferença na vida das pessoas. Na maior parte dos casos são pacientes com doenças graves, sem alternativas aqui em Marília. Alguns viajam há tanto tempo que viraram amigos”, relata.

Os dias e noites longe de casa, para Valter Eduardo de Araújo, motorista da equipe, são encarados como um trabalho diferenciado, que exige paciência e dedicação. “Um dia poderia ser um familiar meu, ou eu mesmo, precisando desse tipo de serviço. Então procuro fazer da melhor maneira possível, como eu gostaria de ser tratado”, disse.

No município de Marília, todos os pacientes que precisam “pegar estrada” antes das 7h embarcam na própria casa. Depois desse horário, as partidas acontecem na sede da Subfrota (zona sul) ou na Central de Ambulâncias, no Terminal Urbano.

SERVIÇO DE QUALIDADE

A cuidadora de idosos que, em função dos filhos, parou de trabalhar fora, elogia o serviço e afirma que a maioria de suas viagens começa na porta de casa. “Geralmente saímos de madrugada. Eles (motoristas) vêm com toda paciência, com respeito e cordialidade. É assim há quase 20 anos. Só tenho a agradecer”, disse.

Independente do bairro, conta o motorista Eliseu Lopes, os motoristas da subfrota são respeitados em toda a cidade. “A gente entra nas comunidades. Já cansei de descer nas vielas a pé, com chuva, seja como for, para chegar até na porta, ajudando o paciente, que às vezes têm dificuldade de caminhar. O nosso serviço não é brincadeira”, disse.

Em uma rede social, Eliseu descreveu um pouco de sua rotina, e, em alusão à publicação de “notícia” que considera equivocada, pediu respeito aos motoristas da Subfrota da saúde:

“Boa tarde… Sou motorista da saúde. Vou escrever um pouquinho pra dizer a vocês como é o meu dia de viagem… Na grande maioria das viagens que realizo saio em torno das 2h da manha e retorno por volta das 23h no frio, na chuva, deixando minha esposa, meus filhos e meus netos em casa, sem ao menos saber se volto levando minha marmita preparada do dia anterior por tão compensatório que é a diária… Amo a minha profissão que é ser motorista e principalmente em poder ajudar o próximo. Mas saio sim da minha casa porque sei que tenho a proteção divina, levando comigo as vidas já tão sofridas dos pacientes que transporto. Sou um profissional e ser humano que zelo não só pela minha vida, mas como a dos pacientes sendo transparente e prudente na minha profissão. Pessoas que não sabem de nada como são essas viagens e que disparam mentiras e difamações sobre nós, profissionais da saúde, gostaria que procurassem os nossos pacientes ou até mesmo nós motoristas para esclarecimentos ou dúvidas que tiverem. A administração é transparente e competente na seleção dos motoristas, pois estão transportando vidas e com o índice zero de acidentes no transporte. Estou à disposição para esclarecimentos.”

SERVIÇO

A subfrota da Saúde atende pelo telefone 3401-2053. A recomendação é que contato seja feito com antecedência entre sete e dez dias, anteriores à data da viagem. Necessário comparecer (paciente ou responsável) com documentos pessoais, agendamento médico e comprovante de residência.

Fotos: Júlio César de Carlis

Motoristas representam equipe da Secretaria Municipal da Saúde (Rogério, Valter, Eliseu e Reinaldo); disponibilidade 24 horas por dia

Eneide Maria da Silva, moradora no Marajó; quatro pessoas da família fazem tratamento médico fora da cidade

Denilson Pereira, supervisor da Subfrota, explica como o serviço funciona