09 AGO 2018
Saúde de Marília recebe reconhecimento e prêmio nacional por trabalho do Cerest

Trabalho científico de iniciativa do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) Regional Marília foi premiado durante o 34º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, realizado em Belém do Pará.

A pesquisa descreve uma ação realizada no acolhimento de diversos trabalhadores, com queixas osteomusculares e de saúde mental, todos de uma mesma empresa em Marília. O estudo já havia sido premiado em esfera estadual.

A secretária municipal da Saúde Kátia Santana é atuante no Conselho Nacional de Secretários e entregou o prêmio à enfermeira Luciana Caluz (supervisora do Cerest) e à psicóloga Daniela Maia Veríssimo, corresponsável pelo estudo.

“Investigamos os fatores do processo de trabalho que estavam contribuindo para o adoecimento físico e psíquico deste grupo de profissionais. Após uma série de entrevistas, os fatores de riscos foram identificados e então, em parceria com o Ministério Público do Trabalho de Bauru, fizemos ampla inspeção na empresa, resultando em solicitação de ajuste de conduta”, detalha Luciana.

MUDANDO A REALIDADE

Como resultado, foi pactuado que a empresa iria se organizar para realizar mudanças no modo de gestão e se responsabilizar pela formação de liderança, visando um ambiente mais saudável e seguro à saúde dos trabalhadores.

O case já havia sido premiado entre os 20 selecionados no Estado de São Paulo, durante o Congresso deste ano do Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo).

Foto: Júlio César de Carlis

Secretária Kátia Santana, com a enfermeira Luciana Caluz (supervisora do Cerest) e a psicóloga Daniela Veríssimo

Kátia Santana recebe prêmio durante Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde