02 AGO 2018
SECRETARIAS
Prefeitura de Marília e equipe da Saúde entregam novo espaço do Caps Com-Viver

A Prefeitura de Marília e toda a equipe da Secretaria Municipal da Saúde entregaram na manhã desta quinta-feira (2), na rua Marquês de São Vicente, 322, próximo ao Yara Clube, no bairro Maria Izabel, zona leste da cidade, o novo espaço do Caps Com-Viver (Centro de Atenção Psicossocial) “Herculano Vasques”.

Com música, poesia e outras manifestações que expressam sensibilidade, pacientes, familiares, servidores da Saúde e convidados celebraram a inauguração das novas instalações do serviço, que atende a cerca de 250 pessoas e conta com dois psiquiatras, duas psicólogas, duas enfermeiras, três técnicas e uma auxiliar, um terapeuta ocupacional e duas assistentes sociais.

O Caps Com-Viver, agora instalado em imóvel amplo e adequado, conta ainda com apoio de uma profissional de serviços gerais, um motorista e um vigia. A unidade mantém oficinas diversas (culinária, teatro, musicalização, artes manuais) em um espaço onde o desenvolvimento humano e social são estimulados.

O prefeito Daniel Alonso lembrou o compromisso da administração em promover avanços e políticas públicas consistentes, pavimentando caminhos para médio e longo prazo, resolvendo de forma gradativa gargalos históricos que o município sempre apresentou. Ele destacou que esse é o novo padrão que o município deseja. “É um padrão de respeito, de dignidade às pessoas”.

O atendimento integral, fortalecido pelas demais práticas terapêuticas, repercute na formação de vínculo e adesão ao tratamento médico. Histórias de superação não faltam. É o caso de Anita Cardoso dos Santos, de 62 anos, que frequenta o Caps há oito anos.

“Somos acolhidos sem discriminação, sem preconceitos e podemos participar dos grupos que temos mais interesse. Tem grupo para todo gosto, o importante é não deixar de participar e aprender que temos que cuidar da mente e conviver em sociedade”, disse a idosa, que não abre mão do grupo aberto com temática saúde, às quintas-feiras, e o de atividades físicas, às quintas.

Um dos momentos de maior emoção entre os presentes foram as apresentações musicais com o Coral de Pacientes do Caps, sob a regência da enfermeira Emmanuelle Filgueira Marino, e do “Coral Saber Viver”, uma iniciativa do Nasf (Núcleo de Apoio ao Programa Saúde da Família) e USF Três Lagos.

RESPONSABILIDADE

Durante o evento, a supervisora do Programa Municipal de Saúde Mental do município, Simone Alves Cotrim Moreira, relembrou a história de luta pela consolidação dos direitos das pessoas em sofrimento psíquico, ao atendimento no modelo psicossocial.

Ela homenageou a equipe, liderada pela assistente social Silvana Verza Garbelini, gerente do serviço, e agradeceu ao empenho do prefeito Daniel Alonso e o engajamento da secretária municipal da Saúde, Kátia Santana, para o fortalecimento do Caps.

A secretária Kátia Santana ressaltou a participação de toda a sociedade, para que ocorram avanços na rede de saúde mental do município. “Que é difícil nós já sabemos. O que precisamos saber o que queremos e podemos construir juntos. Por isso chamamos as universidades, as instituições de saúde, as comunidades terapêuticas, os nossos serviços internos, parceiros. Colocamos todos para dialogar, num esforço para que conquistas como essa se tornem realidade”, destacou.

A Prefeitura de Marília renovou as homenagens a Herculano Vasques, oficial de farmácia e benemérito que dá nome ao Caps Com-Viver. Acompanharam a inauguração a filha, psiquiatra Miriam Vasques Egashira (com o marido) e a neta do homenageado, além de Rafael Alves, que representou o vereador Cícero do Ceasa no evento.

A solenidade contou ainda com a presença de secretários municipais, representantes do Comus (Conselho Municipal de Saúde), acadêmicos da área da Saúde, dirigentes de instituições de saúde, clérigos e lideranças comunitárias.

Veja mais fotos da inauguração do CAPS Com-viver

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM

02/08/2018
Prefeitura de Marília e equipe da Saúde entregam novo espaço do Caps Com-Viver