02 AGO 2018
Clubes do Rotary se unem e apoiam Saúde na campanha contra Polio e Sarampo

Mundialmente reconhecida como organização atuante para erradicação da Poliomielite (paralisia infantil), o Rotary Internacional, através dos seus clubes em Marília, terá forte participação na Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite e Sarampo na cidade. Os oito clubes locais já confirmaram ações para este sábado (4), “Dia D”.

Todas as unidades de saúde de Marília estarão abertas das 8h às 17h, preparadas para receber crianças que já completaram um ano, e têm menos de cinco anos. É importante levar caderneta de vacinação e Cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).

A secretária municipal da Saúde, Kátia Santana, participou de reuniões em diversos clubes, acompanhada da enfermeira responsável pelo Programa de Imunização do município, Renata Rodrigues Plácido. Elas esclareceram dúvidas dos rotarianos e apontaram as principais áreas em que a colaboração se faz necessária.

DESAFIO GLOBAL

Diante de casos de Sarampo no Brasil (região norte) e registro de Polio em 23 países nos últimos três anos, inclusive na vizinha, Venezuela, a Coordenação Nacional contra a paralisia infantil do Rotary International no Brasil recomendou ações comunitárias.

Conforme informações da assessoria de imprensa rotária, os oito clubes farão atividades em pontos estratégicos, de forma específica. Pelo menos 25 mil panfletos e 120 cartazes (apoio cultural Unimed-Marília e Sicredi-Marília) foram preparados para auxiliar o município na divulgação do tema.

“Vamos atuar em várias frentes, em diversas ações e em grupo”, afirmou a presidente do Rotary Club de Marília-Pioneiro, a cirurgiã dentista, Sandra Aparecida de Souza Craveiro Tavares. Ela participou de reunião com os demais sete presidentes dos clubes rotários de Marília para traçar um plano de ação coletivo.

Um grupo visitará os veículos de comunicação como rádio, jornal, TV e sites, para chamar a atenção da importância da vacinação. Outros estarão nos dois shoppings da cidade para abordar consumidores.

Divulgação também no calçadão da Rua São Luiz, bem como a Avenida Tancredo Neves e a Rua 9 de Julho, onde haverá equipes de panfletagem e faixas, informando a comunidade local.

Os rotarianos também farão um trabalho voltado às escolas particulares, uma vez que a Saúde municipal observa menor vínculo da população da rede privada de ensino com o sistema público de saúde.

Um caminhão, do tipo “trio elétrico”, percorrerá a cidade durante todo o horário de vacinação, alertando a comunidade para que os pais e responsáveis levem as crianças às unidades.

SERVIÇO

A relação completa das unidades de saúde do município pode ser acessada no site institucional da Prefeitura de Marília, pelo endereço encurtado https://bit.ly/2J0BdKK link “estrutura organizacional”.

O acesso às vacinas independe do território de residência, porém é importante apresentar caderneta de vacinação e o cartão do SUS. A Secretaria Municipal atende pelo telefone (14) 3402-6500.

Foto: Divulgação

Secretária da Saúde com representantes dos rotarys 4 de Abril, Marília de Dirceu, Tradição e Coroados; Marília, Marília Pioneiro, Alto Cafezal e Marilia-Leste também participam