26 JUL 2018
“Julho Amarelo” mobiliza Saúde Municipal no Maracá; mais de 100 testes rápidos

A Secretaria Municipal da Saúde de Marília, por meio da USF (Unidade Saúde da Família) Padre Nóbrega e do SAE (Serviço de Atendimento Especializado), promoveu na noite desta quarta-feira (25) uma ação de saúde para moradores no residencial Maracá e bairros adjacentes. Foram feitos mais de 100 testes rápidos para hepatites como iniciativa da Campanha Julho Amarelo.

O trabalho em horário excepcional (das 17h às 19h30) teve como objetivo atender principalmente os trabalhadores que não podem ir às unidades de saúde durante o expediente regular. A estratégia “extramuro” leva serviços e informação onde a população está.

As hepatites virais são foco deste mês do Programa de Prevenção às ISTs/Aids. A meta é promover acesso ao diagnóstico, visando o tratamento e o controle. Para conforto, sigilo e segurança durante os testes, o ônibus da Saúde foi estacionado na Rua Victoria Justo Claro.

Os profissionais também contaram com o apoio de comerciante local, que cedeu espaço para uma tenda onde foi realizado parte do atendimento, panfletagem e entrega de insumos (preservativos, gel lubrificante, entre outros materiais).

Em poucas horas de ação foram realizados 106 testes. A mesma amostra de sangue também é usada para testagem de HIV e Sífilis. A enfermeira responsável pelo Programa em Marília, Alessandra Pereira de Souza, agradeceu o engajamento dos profissionais e destacou o acolhimento dos moradores.

“É muito importante que a população faça o teste. A pessoa identificada com a doença pode estar expondo outros ao vírus, sem ter conhecimento, em relações sexuais desprotegidas. Também está sujeita a agravos por desconhecer o vírus. Com o teste, se houver positividade, é feito o encaminhamento para os serviços necessários na rede de saúde”, afirmou a enfermeira.

USF ROSÁLIA

Em campanha contra as hepatites virais, nesta sexta-feira (27), a equipe da USF Rosália realizará a Primeira Ação de Teste Rápido no distrito, das 7h30 às 16h30. O procedimento já é oferecido na rotina da unidade, mas a expectativa é que a ação específica, com divulgação na comunidade, leve mais pessoas ao posto.

EXTRAMURO

Com apoio do Rotary Club de Marília Coroados, o ônibus da Saúde estará estacionado nesta quinta-feira (26), na avenida das Indústrias, durante a Feira Noturna. O atendimento será das 18h às 22h.

Sábado (28) a ação será realizada na rua 9 de Julho, esquina com a avenida Tancredo Neves, na popular “Ilha”. Os profissionais de saúde farão abordagens e as pessoas serão orientadas fazer os testes rápidos, das 9h às 13h.