30 JUL 2018
Banco de Leite promove oficina de sensibilização para educadores

O BHL (Banco de Leite Humano) de Marília, serviço vinculado à Secretaria Municipal da Saúde, promoveu nos dias 26 e 27 (quinta e sexta-feira) dois grupos em oficina de sensibilização sobre o aleitamento materno, visando à campanha Agosto Dourado. O público-alvo foram diretores e coordenadores da Secretaria Municipal da Saúde.

O mês de agosto é marcado pela celebração internacional da amamentação, como prática e característica natural/cultural humana. A enfermeira Sandra Domingues, supervisora da unidade especializada, defende o engajamento de todos para garantia desse direito.

Ela, destacou, inclusive, o incentivo à amamentação na rede municipal por meio das  salas de amamentação que funcionam em várias escolas. “Os benefícios da amamentação são inúmeros, que precisam ser relembrados à sociedade para que as mães sejam apoiadas nesta fase tão especial”, disse.

O aleitamento repercute na saúde durante toda a vida; da imunidade ao  desenvolvimento buco-maxilofacial. A Secretaria Municipal da Educação, como uma das parceiras do “Agosto Dourado” em Marília, levará o tema para Emeis e Emefs. A Secretaria Municipal da Cultura também está apoiando a campanha.

Decoração de salas e espaços de convivência, mensagens e roda de conversa com pais, teatralizações, entre outras iniciativas, são esperadas como resultado da oficina de sensibilização.

Uma das propostas pedagógicas, inclusive, é trabalhar em sala de aula o tema “mamíferos”, usando bichinhos para ilustração. Dessa forma, o processo educacional já inclui a amamentação como parte da natureza humana, visando a saúde das futuras gerações.

SERVIÇO

No Banco de Leite Humano de Marília funciona o Ambulatório de Aleitamento Materno, que atende mulheres com dificuldades na amamentação, provocadas por engorgitamento mamário (popularmente conhecido como peito empedrado), fissuras no seio (rachaduras), mastite, abcesso mamário, entre outras causas.

O serviço tem atendimento ao público das 7h30 às 13h30 e está instalado à rua XV de Novembro, 50. O telefone é o 3413-8696.