20 JUL 2018
Saúde faz ações “extramuros” e oferece testes rápidos para hepatites no Centro

Silenciosas, as hepatites virais são doenças que podem se agravar, incapacitar e matar, principalmente quando não são feitos diagnóstico e tratamento. Para proteger a população identificando novos casos e encaminhando para tratamento, a Secretaria Municipal da Saúde de Marília promove o “Julho Amarelo”. Equipes de saúde vão para as ruas, nas chamadas ações “extramuros”. Duas datas já estão marcadas.

Serão realizados testes rápidos, disponibilizados preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante, material de divulgação e esclarecimento sobre as hepatites virais. Embora o foco seja a doença, também serão feitos testes rápidos para HIV e Sífilis.

FEIRA NOTURNA

Em ação apoiada pelo Rotary Club de Marília Coroados, o ônibus da Saúde estará estacionado no próximo dia 26 (quinta-feira), na avenida das Indústrias, durante a Feira Noturna. O atendimento será das 18h às 22h.

O trabalho será realizado pela equipe do SAE/CTA (Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento), que funciona por meio do Programa de Prevenção às ISTs/Aids (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

CENTRO

No próximo dia 28 (sábado) a ação será realizada na rua 9 de Julho, esquina com a avenida Tancredo Neves, na popular “Ilha”. Os profissionais de saúde farão abordagens e as pessoas serão orientadas fazer os testes rápidos, das 9h às 13h.

A enfermeira Alessandra Pereira, responsável pelo Programa de Prevenção, explica porque é tão importante ficar sabendo. “Quando a pessoa tem o diagnóstico, ela é inserida para tratamento. Há ainda uma outra situação: quem desconhece pode estar transmitindo, em relações sexuais desprotegidas”, disse.

ENTENDA A DOENÇA

As hepatites virais são provocadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda os vírus D e E, o último mais frequente na África e na Ásia. No Brasil, o Ministério da Saúde estima que milhões de pessoas podem ter os vírus B ou C no organismo, sem ter nenhum sintoma.

As hepatites causam a inflamação do fígado por ação viral, devido ao uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas. Doenças autoimunes, metabólicas e genéticas também podem ser causa da doença. A transmissão varia de acordo com o vírus, podendo ocorrer por contato sexual, exposição vertical (mãe/filho), contato com objetos contaminados, fecal/oral e acidentes biológicos em geral.

Os testes rápidos para hepatites têm função de triagem. Em caso de resultado positivo, é necessária a realização de exame laboratorial, garantido pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

SERVIÇO

O SAE/CTA conta com funciona na rua 7 de Setembro, 793, das 7h às 18h. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3451-2939 e 3413-7421.

Foto: Júlio César de Carlis

Teste rápido ofertado na rede; sigilo absoluto e, em caso de positivo, acolhimento para tratamento