04 JUL 2018
SAÚDE
Secretaria da Saúde ainda aguarda 11,8 mil pessoas para vacinação contra a gripe

Após vacinar 61.949 pessoas desde o dia 23 de abril, a rede municipal de Saúde de Marília segue abastecida de vacinas contra a gripe, mas ainda aguarda 11.862 usuários que fazem parte dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde e que ainda não procuraram as unidades.

A informação tem como base o relatório divulgado nesta terça-feira (3) pela Vigilância Epidemiológica do município. A campanha na cidade segue até o fim dos estoques já distribuídos.

Os números do relatório apontam que ainda não foram vacinadas 4.700 crianças (de seis meses a cinco anos incompletos); 844 gestantes; 2.457 trabalhadores da saúde; 100 puérperas (mulheres que deram à luz há até 45 dias) e 3.761 idosos.

A orientação da Secretaria Municipal da Saúde é para que as equipes mantenham a busca ativa a esta população, por meio da verificação dos cadastros, oferta da vacina contra a gripe durante as visitas de rotina, atendimentos nos grupos, entre outras estratégias.

COBERTURA

O relatório aponta que, até esta segunda-feira (2), das 61.949 vacinas aplicadas contra a gripe na cidade, 48.013 foram em pessoas que fazem parte do público-alvo (79,24% do total).

Outras 11.638 doses foram dispensadas para quem tem alguma doença crônica ou condição especial de saúde, como obesidade, diabetes, cardiopatia, hipertensão, transplante, trissomia, entre outras especificidades previstas pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Também receberam a vacina 2.298 pessoas que não fazem parte dos grupos prioritários e também não apresentam doenças crônicas, mas passaram a ser imunizadas, por orientação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. É o caso de quem tem mais de 50 anos e menos de 60, ou crianças da faixa etária entre cinco e nove anos.

SERVIÇO

A relação completa das unidades de saúde do município pode ser acessada no site institucional da Prefeitura de Marília, pelo endereço encurtado https://bit.ly/2J0BdKK link “estrutura organizacional”.

O acesso às vacinas independe do território de residência, porém é importante apresentar caderneta de vacinação e o cartão do SUS. Com a campanha caminhando para o encerramento, se houver indisponibilidade em uma unidade, o usuário pode verificar outra mais próxima. A Secretaria Municipal atende pelo (14) 3402-6500.

Foto: Júlio César de Carlis