29 JUN 2018
Imunização contra gripe segue até o final dos estoques de vacina do SUS

A Secretaria Municipal da Saúde de Marília informou, nesta quinta-feira (29), que mesmo após o encerramento da Campanha Nacional Contra a Influenza, unidades de saúde com doses remanescentes seguirão imunizando a população até o fim dos estoques. No município, desde o dia 26 de abril, já foram aplicadas 61.006 vacinas contra a gripe.

Desde a segunda-feira (25), além dos grupos prioritários inicialmente previstos pelo Ministério da Saúde, também passaram a receber a vacina na rede pública da região as crianças entre cinco e nove anos e os adultos a partir dos 50 anos.

A orientação é do GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde), que nesta semana fez nova remessa de doses para contemplar a população com indicação à vacina.

A enfermeira Renata Rodrigues Plácido, responsável pelo Programa de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde, informa que o município havia atingido, até a quarta-feira (28), cobertura de 78,62% do público-alvo inicialmente previsto. Os números locais seguem na média dos municípios do Estado.

A maior cobertura está entre os profissionais de educação. O número de doses aplicadas (2.515) ultrapassou a população estimada (2.482) e a cobertura ficou em 101,33%. Um dos motivos, acredita Renata, é o fato do município receber diariamente moradores da região que trabalham nas escolas de Marília.

Entre os idosos, dos 29.992 estimados, 86,94% já estão vacinados (26.076 doses aplicadas). Entre as mulheres que deram à luz recentemente, 72,33% também já foram imunizadas (264).

A menor adesão está no grupo das crianças. Pais e responsáveis levaram 59,73% para imunizar (o que representa 7.095 doses), ante a uma população estimada em 11.878 pessoas nessa faixa etária. Marília imunizou ainda 74,57% dos trabalhadores da saúde e 60,80% das gestantes.

Entre as pessoas que têm comorbidades (não é feita apuração percentual), o maior número de doses aplicadas refere às pessoas com doenças respiratórias (6.066). A segunda patologia mais referida é diabetes (2.149) e a terceira, cardiopatia (1.138).

SERVIÇO

A relação completa das unidades de saúde do município pode ser acessada no site institucional da Prefeitura de Marília, pelo endereço encurtado https://bit.ly/2J0BdKK link “estrutura organizacional”.

Quem recorrer a uma unidade e não encontrar a vacina, pode se imunizar em outro endereço da Saúde. É importante apresentar caderneta de vacinação e o cartão do SUS. A Secretaria Municipal atende pelo (14) 3402-6500.

Foto: Júlio César de Carlis

Campanha contra a Influenza acabou, mas unidades de Marília ainda têm vacinas disponíveis