28 JUN 2018
EDUCAÇÃO
Projeto da Emef Amaury Pacheco sobre alimentação saudável recebe prêmio da Fundação Nestlé

O projeto “A Melhor Escolha na Escola: Melhor Alimentação e Recreação” da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Prof. Amaury Pacheco, localizada na rua Izauro Pigozzi, 87, no Jardim Eldorado, zona oeste de Marília, foi um dos dez vencedores do prêmio Crianças Mais Saudáveis, promovido pela Fundação Nestlé e pelo Instituto Crescer, com o objetivo de despertar nos educadores a promoção de novos hábitos nas unidades escolares.

A autora do projeto é a professora Tânia Cristina da Silva, que falou sobre a conquista do prêmio, que será entregue nos dias 4 e 5 de julho durante solenidade em São Paulo.

“Dos cinco hábitos propostos pelo prêmio, a gente procurou incluir todos eles já no título do projeto e acabou dando muito certo, pois o nosso projeto foi um dos premiados em nível nacional. Foram apenas dez vencedores, sendo cinco aqui do estado de São Paulo e outros cinco da Bahia. Estamos muito felizes, pois a nossa escola irá receber uma série de melhorias”, disse a professora Tânia.

O projeto mariliense propõe cuidados com o refeitório, implantação de horta na escola, preparação de alimentos na cozinha experimental, produção de cartazes sobre cardápios e outros temas sobre hábitos alimentares saudáveis.

Para que o projeto seja colocado efetivamente em prática, a Fundação Nestlé e o Instituto Crescer irão disponibilizar um prêmio de R$ 35 mil para ser aplicado em melhorias na estrutura da escola, além de uma assinatura digital por um ano da revista Nova Escola.

Nos dias 4 e 5 de julho a professora Tânia e a coordenadora Silvana Amorim de Lima estarão em São Paulo para receber orientações para o desenvolvimento do projeto, além de participarem da cerimônia de premiação, quando a escola receberá uma placa e a professora ganhará um troféu, além dos R$ 35 mil que serão repassados através de melhorias para a escola, tais como a montagem da cozinha experimental, aquisição de equipamentos de multimídia, adequações no espaço físico, pintura da quadra, forro do pátio coberto e aquisição de kits esportivos, entre outras.

“O prêmio não virá em dinheiro, mas sim em benfeitorias para a escola. Para nós, profissionais, iremos receber acompanhamento, capacitação técnica e suporte para a implementação do projeto. Só tenho que agradecer ao secretário Helter, ao diretor Wesley e a toda equipe da Amaury Pacheco, que nos deram todo o apoio e incentivo para que pudéssemos desenvolver o projeto”, afirmou Tânia.

A partir de agosto representantes da Fundação Nestlé farão uma visita à escola e durante o segundo semestre haverá videoconferências para o acompanhamento da implantação do projeto.

O prefeito Daniel Alonso parabenizou a Emef Amaury Pacheco pelo prêmio. “A nossa rede municipal de educação está entre as melhores do país e este prêmio da Fundação Nestlé e do Instituto Crescer vem novamente comprovar isso. Parabenizo a professora Tânia e a equipe da escola por mais esta premiação. E vamos continuar dando todo apoio e suporte para que a nossa educação continue sendo referência no país.”

O secretário municipal da Educação, Helter Rogério Bochi, também destacou a conquista de mais um prêmio para Marília. “É mais uma premiação para a nossa rede municipal, mostrando que Marília está no caminho certo. Toda a escola está de parabéns e o prêmio virá em boa hora, pois a Emef Amaury Pacheco foi municipalizada no início deste ano.”

Além de Marília, as outras cidades paulistas premiadas foram Aspásia, Botucatu, Caraguatatuba e Sorocaba. Os municípios baianos que ganharam o prêmio foram Botuporã, Cafarnaum, Ilhéus, São Francisco do Conde e Salvador.

A ESCOLA

A Emef Prof. Amaury Pacheco conta atualmente com cerca de 130 alunos do 1º ao 5º ano, em período integral, com total de seis turmas. Possui 25 servidores entre professores, atendente de escola, auxiliar de serviços gerais, auxiliar de escrita, professora coordenadora, auxiliar de direção e diretor.

A escola atende 12 bairros das zonas oeste e norte da cidade, sendo que 39% dos alunos pertencem às famílias cadastradas no Programa Bolsa Família.

O diretor é Wesley Zandonato Correa, a auxiliar de direção é Rita de Cássia Matos Martins e a professora coordenadora é Silvana Amorim de Lima.

Localizada na rua Izauro Pigozzi, 87, no Jardim Eldorado, zona oeste da cidade, a escola – que era estadual – foi municipalizada no dia 1º de fevereiro de 2018.

Fotos: Assessoria de Imprensa PMM

Noticia prefeitura-municipal-de-marilia-e-secretaria-municipal-da-educacao-lancam-programa-de
Há 2 dias
Prefeitura Municipal de Marília e Secretaria Municipal da Educação lançam Programa de Educação Alimentar e Nutricional para todas as Emeis e Emefs