28 JUN 2018
Simpósio encerra semestre de parceria; Famema e SMS comemoram resultados

Simpósio realizado na APM (Associação Paulista de Medicina), na segunda-feira (25), marcou o encerramento do semestre do programa UPP (Unidade de Prática Profissional), desenvolvido pelos cursos de graduação da Famema (Faculdade de Medicina de Marília), em unidades da Secretaria Municipal da Saúde. Os acadêmicos apresentaram os resultados da observação, pesquisa e intervenções.

A saúde municipal foi representada pela fonoaudióloga e coordenadora do Nepen (Núcleo de Educação Permanente), Andréa Carla Paura Martins. A abertura oficial foi feita pelo diretor-geral do Complexo Famema, o médico Valdeir Fagundes Queiroz.

Os acadêmicos, organizados em grupos, realizam uma espécie de “estágio” nas unidades de saúde do município e têm a oportunidade de contribuir com as ações para melhoria na qualidade do atendimento da população na rede municipal.

A atividade é parte da organização curricular e foi apresentada conjuntamente com as equipes das unidades de saúde, fortalecendo a parceria ensino-serviço.

Os trabalhos enfatizam o impacto nas necessidades de saúde da população e da formação profissional, previstos no SUS e nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Enfermagem e Medicina.

É PRÁTICO

Um exemplo foi o trabalho desenvolvido pelo grupo de acadêmicos Na USF Três Lagos, onde foi ilustrado um fluxo explicativo em formato de folder e um painel voltado à população sobre os serviços disponíveis.

O objetivo é que o morador do território saiba exatamente o que a unidade oferece, os horários e outras especificidades do acesso para que possa usufruir de recursos técnicos e profissionais, visando prevenção e promoção de sua saúde e de sua família.

O evento de apresentação, denominado “Simpósio da Situação de Saúde do Distrito sob os Cuidados da Famema”, chegou à sua 3ª edição. A iniciativa envolve estudantes da 1ª e 2ª séries dos cursos de Medicina e Enfermagem, professores, equipes das USF e preceptores.

REDE ABERTA

A Secretaria Municipal da Saúde mantém uma rede que gera oportunidade de conhecimento, apoio e prática para alunos de cursos técnicos, de graduação e pós-graduação em áreas diversas da saúde. No total, cerca de 650 estudantes estão envolvidos, sendo quase 600 universitários.

Os interlocutores, na linha de frente do trabalho, são o Nepem e o Comap (Conselho Municipal de Avaliação em Pesquisa), ambos setores internos da Secretaria. Farto material de pesquisa, dados do perfil da atenção e do público atendido, práticas e assistência junto à população estão entre os resultados.

Atualmente, por meio das parcerias, nesta via de mão dupla trafegam alunos de diferentes níveis de ensino superior da Famema, Unimar e Unesp, além de estudantes do ensino técnico das escolas Ana Nery, Antônio Devisate e Senac. São vários programas, do estágio técnico à Residência Multiprofissional.

Fotos: Júlio César de Carlis

Auditório da APM lotado para a apresentação dos trabalhos; prática acadêmica que favorece o ensino-serviço em saúde