25 JUN 2018
USF Três Lagos e acadêmicos da Famema promovem “Café com Saúde”

Ensino e serviço, com benefícios imediatos e de longo prazo à população, são estimulados em Marília por meio da parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde e as instituições que formam profissionais da área.

Uma destas frentes é marcada pela atuação da Famema (Faculdade de Medicina de Marília), que está presente nas unidades básicas de saúde por meio da UPP (Unidade de Prática Profissional).

Para marcar o encerramento do semestre, acadêmicos que atuaram na USF (Unidade Saúde da Família) Três Lagos, na zona sul da cidade, realizaram em parceria com a equipe local o “Café com Saúde”. O objetivo foi atrair a população para dentro do espaço, ampliando vínculos e fortalecendo serviços.

A enfermeira Anastácia Kayoko Hirata Saraiva, integrante do trio gestor da USF, recebe os acadêmicos e valoriza a parceria. “A interação é importante porque, em breve, eles (alunos) estarão no mercado como novos profissionais. Esta prática é fundamental à formação. Nós, que estamos na rotina da assistência, também ganhamos muito com a oportunidade de ampliar a reflexão sobre a forma como executamos o trabalho”, disse.

LEGADO

Além de observar a rotina da unidade e poder transpor o conhecimento do banco acadêmico, os estudantes de Medicina e Enfermagem também propõem intervenções, deixando um legado no campo de pesquisa.

Na USF Três Lagos, por exemplo, foi desenvolvido um fluxo explicativo à população sobre os serviços disponíveis, em formato de folder e um painel. O objetivo é que o morador do território saiba exatamente o que a unidade oferece e possa usufruir do que necessita para prevenção e promoção de sua saúde e de sua família.

SAÚDE DA FAMÍLIA

O encontro “Café com Saúde” foi oportunidade para distribuição do material, mas quem não pode ir até a unidade (por mobilidade reduzida, por exemplo), não ficou excluído. É o caso dos aposentados Leonice (75 anos) e Clemente Moreira (86), moradores do Jardim Damasco, que receberam os acadêmicos em casa.

O casal foi visitado pelas alunas de Medicina Maria Eduarda de Matos e Ana Júlia Machado. “Elas vêm sempre em casa. Isso é importante, porque a gente não consegue ir no posto. Então este cuidado do pessoal de lá deixa a gente mais tranquila”, afirmou Leonice.

Para marcar o encerramento do semestre, nesta segunda-feira (25), a partir das 14h, estará acontecendo o “3º Simpósio da Situação de Saúde do Distrito sob os Cuidados da Famema”, evento organizado pela instituição de ensino, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, na Associação Paulista de Medicina – APM Regional Marília.

A atividade é parte da organização curricular e enfatiza o impacto nas necessidades de saúde da população e da formação profissional, previsto no SUS e nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Enfermagem e Medicina.

Fotos: Júlio César de Carlis

Acadêmicas do curso de Medicina, em visita domiciliar no Damasco, território da USF Três Lagos

Integração: semestre de trabalho prático dos alunos é encerrado em “Café com Saúde”