15 JUN 2018
SAÚDE
Contra a Gripe: Professores fazem lição de casa e são primeiro grupo a bater meta

O grupo formado por professores de todos os níveis de ensino, das redes pública e particular, juntamente com os demais profissionais de educação que têm contato com estudantes foi o primeiro segmento prioritário a bater a meta, em Marília, da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. No município, 90,77% já estão imunizados. A meta do Ministério da Saúde para todos os grupos é de 90%.

Para o professor Joaquim Bento Feijão, coordenador de gestão escolar da Secretaria Municipal da Educação de Marília, a adesão da categoria mostra comprometimento e pode ser explicada por uma série de fatores.

“Quando a vacinação começou, há 20 anos, era somente para idosos. Depois, chegou às crianças. Acredito que, quando os profissionais de educação foram incluídos, no ano passado, perceberam um reconhecimento do sistema de saúde e responderam bem porque sabem da importância da imunização”, disse.

Ele também acredita que há preocupação, entre os educadores, em manter a saúde no ambiente escolar e proteger os alunos. Dessa forma, o professor tende a ter disciplina no autocuidado.

Em Marília, a vacina está disponível nas 12 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e nas unidades que atendem as 37 equipes do programa ESF (Estratégia Saúde da Família). Na média, considerando todos os grupos prioritários, a cobertura está em 73,40%.

A vacina oferecida pelo SUS (Sistema Único de Saúde) protege contra os vírus Influenza B e Influenza A (subtipos H1N1 e H3N2). Atualmente, em relação aos grupos prioritários, a maior preocupação em Marília é com as crianças entre seis meses e cinco anos incompletos: a cobertura está em 51,83%.

A relação completa das unidades de saúde do município pode ser acessada no site institucional da Prefeitura de Marília, pelo endereço encurtado https://bit.ly/2J0BdKK link “estrutura organizacional”. A Secretaria Municipal da Saúde atende pelo (14) 3402-6500.

Foto: Prefeitura de Marília