Obra desse tipo não era feita há 40 anos. População e trabalhadores terão um espaço mais aconchegante e acolhedor.
Em balanço divulgado na manhã desta segunda-feira (19/10), a Prefeitura de Marília, por meio da Emdurb – Empresa Municipal de Mobilidade Urbana de Marília, anunciou que as obras de reforma da entrada do cemitério estão com 80% dos serviços concluídos, devendo a reestruturação ser entregue oficialmente na próxima semana, preparando o ambiente para o Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro (segunda-feira), período de maior visitação do ano.
A reforma do Cemitério da Saudade é uma ação conjunta com a iniciativa privada, fruto de uma parceria com o Grupo Prever. A empresa parceira ficou responsável pelo fornecimento de todo o material necessário para a reestruturação física e estética do espaço. O investimento será de R$ 96.442,20 na execução dos serviços e gestão dos trabalhos.
De acordo com o presidente da Emdurb, Paulo Alves, a previsão é de que até sexta-feira desta semana seja feita a entrega de toda a parte física, com pintura acabada, e até quinta-feira da próxima semana seja feita a solenidade de inauguração da revitalização da entrada principal do Cemitério da Saudade.
O prefeito Vinicius Camarinha destaca que, após enfrentar os principais problemas em educação e saúde, agora é hora de Marília avançar em outras áreas. “É uma reforma que não acontece há quase 40 anos e que vai trazer conforto para os funcionários, melhorando as condições de trabalho com espaço mais amplo, e para a população, que terá um local mais aconchegante e acolhedor para um momento difícil que é fazer a escolha da melhor forma de sepultamento do seu ente querido”.
O pacote de melhorias estruturais prevê a construção de uma nova portaria equipada com rampa de acessibilidade, ampliação da sala de atendimento ao público, reforma completa dos banheiros masculino e feminino, além de uma reestruturação na sala administrativa.
Durante a solenidade que autorizou a reforma, em junho, o prefeito Vinicius Camarinha destacou a importância das parcerias para expandir as benfeitorias em diversas frentes na cidade. “Viramos a chave do governo. Já iniciamos melhorias profundas na educação, na saúde, na infraestrutura, e agora estamos indo além. Essa parceria público-privada demonstra como a união de esforços traz resultados rápidos e eficientes para a população, garantindo um ambiente mais harmônico, com mais conforto e dignidade para as famílias no momento de luto”, afirmou o prefeito.
Temporal provocou queda de árvores
De acordo com o presidente da Emdurb, Paulo Alves, o temporal que atingiu Marília no dia 4 de outubro não poupou o Cemitério da Saudade, que contou com a queda de 14 árvores cinquentenárias pela força dos ventos. “Dia 4 de outubro uma grande ventania assolou a cidade de Marília e no Cemitério da Saudade 14 árvores de grande porte foram derrubadas. Árvores cinquentenárias, como pinheiros e ipês, caíram e trouxeram alguns danos, especialmente na parte gramada do Cemitério e nas quadras 56 e 70.”
Paulo Alves explica que a equipe da Emdurb trabalha desde o dia 5 de outubro na poda, retirada, corte e manuseio dessas árvores. “Agora solicitamos para a Secretaria do Meio Ambiente e Serviços Públicos auxílio de máquinas pesadas, como retroescavadeira, para retirada dos tocos e raízes.”
Ainda de acordo com o presidente da Emdurb, a equipe jurídica da empresa deve notificar em breve os proprietários de jazigos que foram atingidos pela queda das árvores. “Estamos fazendo levantamento de todos os túmulos afetados pelo evento natural, e nosso departamento jurídico irá notificar todas as famílias que tiveram danos nas lápides para que façam o devido reparo e manuseio dos sepultamentos”, finalizou Paulo Alves.
Fotos: Prefeitura de Marília/Divulgação