11 JUN 2018
TRABALHO E DESENV. ECONÔMICO
Marília abre 308 novas empresas em maio. Número é 41,6% superior ao do ano passado

Mesmo com toda a crise econômica pela qual passa o país, a cidade de Marília consegue números altamente positivos em sua economia.

De acordo com dados divulgados pela Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, 308 novas empresas foram abertas no mês de maio de 2018.

Deste total, foram 66 empresas e 242 MEIs (Micro Empreendedor Individual), sendo que o capital social no mês foi de R$ 7.665.400,00. No acumulado de janeiro a maio, o número total de empresas é 41,6% maior que no mesmo período do ano passado.

O prefeito Daniel Alonso disse que são números significativos que Marília consegue em meio a uma grande crise na economia do país. “Ficamos extremamente satisfeitos, pois o Brasil passa por sérias dificuldades econômicas e em Marília não é diferente. Entretanto, a nossa cidade consegue se destacar neste cenário, apresentando números bem positivos. Isto graças aos empresários e microempresários que acreditam em Marília.”

Das 308 novas empresas no município, 33% delas foram abertas na região central. Na zona sul foram 18%, seguida das zonas norte e oeste com 17% cada e zona leste 15%. No acumulado de janeiro a maio, foram abertas 1.359 empresas, sendo 29% no centro, 23% na zona norte, 18% nas zonas sul e leste e 13% na zona oeste.

“A região central realmente domina a abertura de empresas, seguida das zonas norte e sul, que são as mais populosas. Nos últimos meses, a zona leste também mostrou números expressivos, superando a zona oeste em quatro dos cinco meses analisados. Os números gerais nos trouxeram uma surpresa agradável e que nos permite ver a nossa economia caminhar, enquanto que praticamente em todo o país há uma retração grande em relação à atividade econômica”, afirmou o secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Cássio Luiz Pinto Júnior.

Nestes cinco meses de 2018, o capital social das 1.359 novas empresas que foram abertas (303 empresas e 1.056 MEIs) soma R$ 27.404.128,00 (média mensal de R$ 5.480.826,00) – número 83,15% superior a 2017. A média de abertura de novas empresas no ano é de 272 por mês, sendo 61 empresas e 211 MEIs.

O secretário Cássio acrescentou também: “Estes números corroboram que  Marília é uma cidade empreendedora e não depende exclusivamente de um setor econômico. Um bom exemplo é a incubadora de empresas de base tecnológica. Já são mais de 50 instaladas e em breve o espaço será ampliado através de parceria com o poder público,  permitindo receber outras que estão aguardando a preparação do local”, finalizou.

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM