04 JUN 2018
Após longa greve dos caminhoneiros, Vigilância Sanitária alerta consumidores

A Vigilância Sanitária de Marília, serviço vinculado à Secretaria Municipal da Saúde, alerta a população a ficar atenta aos alimentos refrigerados e congelados que estão sendo oferecidos no comércio. A greve dos caminhoneiros pode ter provocado a quebra na cadeia de frio em cargas alimentares, com comprometimento à segurança para o consumo humano.

Luciano Vilela, supervisor do órgão municipal, explica que a manutenção das temperaturas adequadas (tanto no congelamento quanto na refrigeração) impede o desenvolvimento e/ou crescimento microbiano, evitando a deterioração dos alimentos.

“Estes microrganismos podem surgir de reações bioquímicas dos próprios alimentos, que quando ingeridos colocam em risco a saúde e bem-estar do consumidor. A indústria e os transportadores são orientados sobre o que fazer quando o produto se torna impróprio, mas nossa ação vem no sentido de empoderar a população a também fiscalizar”, declarou Luciano.

Os consumidores devem estar atentos às características sensoriais (cor, odor e textura) e outros sinais de alteração no ato da aquisição, principalmente, de carnes, frangos e pescados; leite, queijos, iogurte, sobremesas lácteas e outros derivados lácteos e embutidos como linguiças, salsichas, mortadelas, presunto e outros.

No caso de suspeita de um alimento inadequado para consumo, o consumidor deve encaminhar denúncia à Vigilância Sanitária. “É importante informar nome, marca, lote e validade do produto; nome e endereço do fabricante e nome e endereço do estabelecimento comercial onde o produto foi adquirido”, explica o supervisor.

SERVIÇO

A Divisão de Vigilância Sanitária de Marília funciona na sede da Secretaria Municipal da Saúde, à avenida Castro Alves, nº 61, Bairro Somenzari. O telefone é o (14) 3402-6500, ramal 6594. Denúncias também podem ser feitas pelo mail [email protected] .

Foto: Divulgação/EBC