29 MAI 2018
Workshop faz reflexão sobre prática profissional na saúde e garantias sociais

Em resposta ao convite da Secretaria Municipal da Saúde de Marília, cerca de 80 assistentes sociais da cidade e região participaram do I Workshop “Atuação do Assistente Social na Rede de Atenção à Saúde”. O evento aconteceu na manhã desta terça-feira (29), no auditório localizado na sede da pasta.

A iniciativa teve como objetivo discutir a prática profissional e a inserção cada vez maior na área da saúde, além de analisar as repercussões do momento atual, em contraponto às garantias sociais. Autoridades na área veem com preocupação discursos que incitam intolerância, retrocesso democrático e violação de direitos.

As nove assistentes sociais que atuam na saúde (lotadas em diferentes programas e unidades especializadas) foram anfitriãs a dezenas de profissionais, que atuam em instituições de saúde, segurança pública, atendimento ao menor, entre outras.

As palestras foram realizadas por profissionais experientes e engajadas como Nilva Regina Galete, que atua na Penitenciária de Marília; Suellen Torrecila, do Complexo  Famema, e Juliana Ribeiro da Silva Vernasque (enfermeira), do Programa de Residência Multiprofissional da Famema.

Em cada abordagem, enfoque sobre diferentes áreas que impactam na rotina do serviço social e da população vulnerável. “Esse é um espaço que abrimos para uma reflexão sobre as práticas, relembrando conceitos que já temos conhecimento, mas que precisam de rediscussão e, muitas vezes, resignificação”, disse Luana Brandão, encarregada de serviço social da Secretaria Municipal da Saúde.

Para Nilva, docente da área, é extremamente preocupante que no momento de tensão social, quando o país deveria amadurecer sua democracia, parte da população alimente discursos radicais que possam ameaçar garantias sociais.

“É preciso muita tranquilidade, em uma hora como essa, para que não haja espaço à intolerância, ao ódio e aos retrocessos que possam anular direitos que foram duramente conquistados não apenas pelos assistentes sociais, mas por profissionais de outras áreas que trabalham há décadas pela cidadania”, declarou.

O evento contou com a participação da secretária municipal da Saúde, Kátia Ferraz Santana, que destacou o trabalho em rede. “A atuação conjunta, para nós, é uma regra. Temos trabalhado de forma intersetorial, porque a população tem necessidades com dimensões que a saúde, a assistência social, o Poder Judiciário, isoladamente, não conseguiriam resolver”, declarou.

Participaram também do encontro o diretor regional da Drads (Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social), Hélio Benetti; a secretária executiva dos Conselhos Municipais de Marília, Lúcia Helena Chagas e a representante do Cress (Conselho Regional de Serviço Social), Neide Brito Moura Leati.

Diante da ampla adesão e qualidade das apresentações e debates, a secretaria acredita que novas edições do workshop poderão ser realizadas nos próximos anos, consolidando o espaço de discussão e desenvolvimento de estratégias para atuação em rede.

Fotos: Carlos Rodrigues