28 MAI 2018
Assistentes sociais da rede de saúde têm encontro marcado nesta terça-feira

Cerca de 80 profissionais atuantes na área são aguardados, nesta terça-feira (29), para o I Workshop “Atuação do Assistente Social na Rede de Atenção à Saúde”, promovido pela Secretaria Municipal da Saúde de Marília. A abertura acontece às 8h30, no auditório do órgão municipal, localizado à avenida Castro Alves, 81.

Espaço para discussão e desenvolvimento técnico, aberto pela Saúde municipal, o evento é também uma oportunidade de reflexão sobre os desafios profissionais, por ocasião do Dia do Assistente Social, comemorado nacionalmente neste mês.

O servidor da área é agente determinante num sistema próprio, o SUAS (Sistema Único de Assistência Social), e também tem papel relevante no SUS (Sistema Único de Saúde), onde atua para garantir acesso a inúmeros direitos.

Luana Brandão, encarregada do Serviço Social na pasta, relata que atualmente a saúde municipal conta com nove profissionais. “Múltiplas necessidades são supridas com a nossa participação. Por isso é importante entender o nosso papel na saúde e compreender como podemos atuar ainda melhor, quando trabalhamos em rede e de forma interdisciplinar”, disse a profissional.

Em Marília, os assistentes sociais da saúde estão envolvidos em diversos programas. Eles realizam atendimento individual e/ou grupos em unidades especializadas, gestão de serviços de saúde, dispensação de insumos e recursos (fórmulas alimentares, suplementos, fraldas geriátricas, vale-transporte social), atendimento domiciliar a acamados, além de regulação de transporte de pacientes em Marília e TFD (Tratamento Fora de Domicílio – outros municípios).

Todos estes atendimentos necessitam de critérios e inúmeros registros, bem como orientações específicas, os quais as assistentes sociais estão habilitadas a realizar.

Neste evento, serão quatro discussões e apresentações breves, lideradas por profissionais experientes, entre servidores da Casa e convidados. A programação será das 8h30 às 13h e as vagas já estão preenchidas, mediante convites enviados às instituições parceiras.