25 MAI 2018
SAÚDE
Saúde realiza campanha com alunos para prevenir hanseníase, tracoma e verminoses

“Em casa ou na escola, sempre é hora de prevenir ou tratar.” Este foi o tema da campanha da Secretaria Municipal da Saúde de Marília sobre a hanseníase, tracoma e verminoses. Mais de mil crianças foram impactadas em sala de aula, em uma abordagem lúdica de profissionais de enfermagem capacitados.

Caça-palavras, jogo dos sete sinais e um informativo aos pais, com ficha de autoimagem, foram alguns dos materiais de apoio produzidos pela Prefeitura de Marília, com base na estratégia do CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica).

As abordagens aconteceram na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Governador Mário Covas, na zona norte, e na Emef Prof. Antônio Ribeiro, na zona sul. A supervisora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, Alessandra Arrigoni Mosquini, destaca a importância da iniciativa.

“É a retomada de um trabalho muito importante de busca ativa, nas escolas, visando informação, prevenção e oferta de tratamento. Na prática, é uma ação completa que gera bem-estar físico e mental aos estudantes”, disse a enfermeira.

TRACOMA

É uma doença dos olhos, causada pela bactéria Chlamydia Trachomatis. Ocorre principalmente em crianças. O tratamento é fácil, mas se não for realizado, a inflamação pode prejudicar a visão, levando à cegueira.

A principal forma de prevenção é a lavagem frequente do rosto e das mãos. Recomenda-se não compartilhar lenços e toalhas. A transmissão pode ocorrer de pessoa para pessoa (direta) ou por meio de objetos, principalmente com o compartilhamento da cama entre crianças e adultos.

VERMINOSES

São infecções no intestino provocadas por parasitas, como ascaris lumbricoides (lombriga), Ancilostomídeos (amarelão) e Trichuris trichiura (verme-chicote). As verminoses podem causar sérios problemas de saúde, como anemia, diarreia, perda de peso, dores abdominais, sangramento intestinal, entre outras.

Crianças vítimas de verminoses podem ter retardo de crescimento e dificuldades de aprendizagem. A prevenção é feita com tratamento e bons hábitos de higiene.

HANSENÍASE

A hanseníase é uma doença causada pelo Mycrobacterium leprae, que atinge principalmente a pele e os nervos, podendo afetar a face, os braços, as pernas, mãos e pés. Se não for tratada pode causar deformidades e incapacitação física.

Entre os sinais e sintomas estão o surgimento de manchas ou placas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas (com alteração de sensibilidade), dormência nos pés, caroços avermelhados ou castanhos.

Os tratamentos para tracoma, verminosos e hanseníase são ofertados pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Em caso de dúvida, basta procurar a unidade de saúde mais próxima.

Fotos: Júlio César de Carlis