25 MAI 2018
UBS São Miguel terá novo endereço temporário a partir desta segunda-feira

A UBS (Unidade Básica de Saúde) São Miguel, na zona oeste da cidade, terá novo endereço a partir desta segunda-feira (28). O prédio próprio localizado na rua 24 de Dezembro passará por reforço estrutural na fundação e reparos. A população terá atendimento na rua Olavo Bilac, 359 e 369, antiga Plastimar.

Em 2013, a Prefeitura de Marília abriu licitação para obra de ampliação da unidade, porém não foi contemplada a verificação de necessidade de reforço na fundação da parte já construída. Pouco após a entrega, as rachaduras começaram a surgir.

A unidade foi vistoriada e o município preparou, a partir de 2017, o projeto executivo e abriu licitação para a reforma estrutural. Com a assinatura do contrato com a empresa vencedora, a Secretaria Municipal da Saúde passou a buscar prédios que pudessem ser usados para ocupação temporária.

Na antiga Plastimar (onde funcionam algumas repartições do município), foram feitas adequações para exigências de serviço de saúde. A UBS ocupará salas em dois imóveis, que foram reconectados.

A enfermeira assistencial Fernanda Alberto, que integra a equipe, afirma que todos os serviços (com exceção da saúde bucal) foram realocados. “Consultas, exames colhidos na unidade, vacinas, farmácia, enfim, as atividades de rotina para a população, funcionarão aqui de forma temporária”, explica.

O cirurgião-dentista do território São Miguel fará os atendimentos, da mesma população, na UBS Cascata.

COMPROMISSO

Em 2017, em apenas dois meses a Prefeitura de Marília reformou, com recursos próprios, a UBS Santa Antonieta e tirou a unidade de um local improvisado onde estava havia mais de seis anos.

A meta para a UBS São Miguel é o rigoroso cumprimento do contrato de obras (seis meses) e mais algumas semanas para ajustes necessários à atividade de saúde, instalação de mobiliários e preparativos do retorno. A secretaria municipal da Saúde estima que a “volta para casa” acontecerá até o início do próximo ano.

Os pacientes já agendados, com datas próximas de consultas ou procedimentos, já foram avisados. A unidade segue com o mesmo horário de atendimento, das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3402-6500, junto à Secretaria da Saúde. As linhas (14) 3432-3509 e 3422-1528 continuarão funcionando, embora possam apresentar dificuldades temporárias devido à mudança de endereço.