18 MAI 2018
Em 20 dias, Marília aplica quase 40 mil doses contra a gripe; cobertura de 55%

Após 20 dias úteis de Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe (incluindo o sábado, “Dia D”) o município de Marília atingiu cobertura de 55% na média dos grupos prioritários, com indicação para a vacina.

A maior adesão é entre os idosos: 66% já estão protegidos. O menor indicador está entre as crianças de até cinco anos, grupo que teve 36% de cobertura. O prazo termina no dia 1º de junho.

Os dados foram divulgados pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde e indicam que, em números absolutos, foram aplicadas 39.910 doses da vacina contra a gripe nas unidades de Marília, entre os dias 23 de abril e 17 de maio.

Esse total inclui as 31.500 usuários que fazem parte dos grupos prioritários e mais 8.410 pessoas que receberam a dose em função de comorbidades (doenças crônicas, diabetes, obesidade, transplantados) e outras indicações.

QUEM PODE SER VACINADO

Os grupos prioritários, definidos pelo Ministério da Saúde, consideram crianças com idades entre seis meses e menores de cinco anos; idosos (acima de 60), gestantes, mulheres que deram à luz há até 45 dias; trabalhadores da saúde; professores e profissionais que trabalham em contato com alunos.

Para quem tem algum tipo de comorbidade, é preciso declaração médica ou mesmo uma receita de medicamento, relacionada à doença relatada. Na dúvida, é preciso consultar um médico, em qualquer unidade de saúde, antes de receber a vacina.

PARCIAIS

O balanço da Vigilância Epidemiológica aponta que a maior cobertura segue entre os idosos. Dos 29.992 estimados, 66,06% já estão vacinados (19.814 doses aplicadas). Entre as mulheres que deram à luz recentemente, 53,97% também já foram imunizadas (197).

No grupo das crianças, são esperadas 11.878 nessa faixa etária. Mas, os pais e responsáveis levaram às unidades apenas 4.266, o que representa 35,92% do total nesta faixa etária em Marília. Uma das ações para ampliar essa adesão foi a distribuição de comunicados em todas as escolas da rede municipal.

As unidades imunizaram 47,61% dos trabalhadores da saúde, 40,59% das gestantes e 62,53% dos profissionais de educação de Marília. Ações específicas nos locais de trabalho, com grande número de pessoas, estão sendo promovidas pela Saúde.

Entre os que têm comorbidades, o maior número de doses aplicadas refere às pessoas com doenças respiratórias (3.888). A segunda patologia é diabetes (1.450) e a terceira, cardiopatia (750).

MAIS INFORMAÇÕES

A relação completa das unidades de saúde de Marília pode ser conferida pelo endereço eletrônico marilia.sp.gov.br/prefeitura/secretaria-municipal-da-saude, link “estrutura organizacional”.

Foto: Arquivo / PMM