18 MAI 2018
Município de Marília atinge 100% de cobertura da vacina BCG

Vacina protege contra as formas graves de tuberculose; em 2017 foram aplicadas 2.951 doses em crianças de até dois anos

O município de Marília atingiu o índice de cobertura de 100% na aplicação da vacina BCG (Bacilo Calmette-Guérin), indicada ao nascer, para proteção contra tuberculose, sobretudo às formas graves da doença. Foram imunizadas, em 2017, um total de 2.951 crianças. Os dados são do Programa de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde.

A BCG é famosa pelo surgimento, após sua aplicação, de uma pequena lesão que inicialmente, apresenta-se como uma mancha arroxeada e dá origem a uma pápula, que é uma elevação sólida da pele.

Após cerca de um mês, a pápula regride e gera uma úlcera, que origina uma cicatriz (observe o seu braço direito). Caso a lesão fique muito grande e com grande quantidade de pus, é necessário procurar o médico.

A enfermeira Renata Plácido, responsável pelo programa municipal, destaca a importância da vacina e o comprometimento dos profissionais de saúde e dos pais.

“Na puericultura (período inicial de atendimento à criança) é preconizada a orientação para as vacinas. Nossas unidades estão preparadas para esse acolhimento. Felizmente, a conscientização dos pais tem levado à grande adesão”, disse.

ALTOS ÍNDICES

Marília tem registrado altos índices de cobertura nas vacinas previstas no calendário. A maior parte é indicada entre o nascimento até os 15 meses, porém, ao longo de toda a vida as pessoas necessitam de imunização contra doenças.

Em 2017, foram aplicadas 144.572 doses no município. Somente na campanha contra a influenza (gripe), foram 70.134 vacinas. Este ano, a força-tarefa contra a gripe já imunizou quase 40 mil pessoas.

Para agilizar o atendimento e favorecer o acompanhamento do esquema vacinal é fundamental apresentar a caderneta e o cartão SUS, sempre que o usuário procura uma unidade. Mais informações e calendário completo de vacinação vigente no país pode ser conferido no site do Ministério da Saúde, pelo link simplificado encurtador.com.br/hBD09