14 MAI 2018
TRABALHO E DESENV. ECONÔMICO
Marília recebe pela primeira vez o Festival Pint Of Science até quarta

Pela primeira vez a cidade de Marília está recebendo o Festival Pint Of Science, que acontece de hoje (segunda-feira) a quarta-feira (16), com programação das 19h30 às 22h no 515 Pizzaria & Grill Bar e no Chaplin – Bar, Restaurante e Pizzaria.

Durante os três dias do festival mundial de divulgação científica, pesquisadores da cidade e da região vão conversar com o público sobre temas como Inovação, Big Data, Web Sites, Inteligência Artificial, Células Tronco, Alzheimer, Helicobacter Pylory, Infarto, Diabetes e Vacinas.

A proposta dos bate-papos é esclarecer dúvidas e apresentar as últimas descobertas nessas e em outras áreas do conhecimento. Será uma oportunidade dos moradores conversarem com os cientistas de forma descontraída, entenderem como funciona a pesquisa científica e descobrirem dificuldades e belezas da ciência.

Para esta segunda-feira, os temas serão “Inovação, uma questão de sobrevivência” no 515 e “A doença de Alzheimer: eu terei?” no Chaplin. O evento vai prosseguir nesta terça e quarta-feira (confira a programação na arte em anexo).

“Trata-se de um evento inédito em nossa cidade e com temas muito relevantes. Convidamos os interessados em participar dos bate-papos a comparecer aos locais e poderem esclarecer suas dúvidas”, disse o secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Cássio Luiz Pinto Júnior.

A edição de inauguração do Pint of Science Marília, organizada por professores e pesquisadores do Centro Universitário Eurípides de Marília (Univem) e Faculdade de Medicina de Marília (Famema), apresentará duas das grandes áreas de competência das instituições marilienses: Tecnologia da Informação e Saúde.

Dentre os objetivos do Pint of Science Marília, está a demanda por divulgação das pesquisas realizadas localmente, que muitas vezes são desconhecidas pelo público em geral, e que serão expostas em uma linguagem leve e descontraída.”, diz o Prof. Dr. Leonardo Botega, coordenador do evento no município.

Outros destaques deste primeiro ano de participação da cidade são a presença dos pesquisadores da Famema: Prof. Dr. Spencer Payão, Prof. Dr. Paulo Waib, Prof. Dr. Leonardo Parr, Prof. Dr. Flávio Troncoso, do Univem Prof. Dr. Elvis Fusco, Prof. Dr. Fábio Dacêncio Pereira, Prof. Dr. Allan Oliveira, Prof. Me. Fábio Navarro, da Unesp/USP a Profª.. Dra. Silvana Vidotti e o Prof. Dr. José Eduardo Santarém Segundo; e da USC o Prof. Dr. Lucas Rasmussen, referências nas áreas de Saúde e Tecnologia da Informação.

O Pint of Science nasceu em 2013, como uma iniciativa de pesquisadores da Inglaterra, e se expandiu graças a uma rede de voluntários. Neste ano, 21 países promoverão o evento de forma simultânea.

No Brasil, onde o festival foi realizado pela 1ª vez em 2015, na cidade de São Carlos, o Pint of Science está acontecendo este ano em 56 municípios do país distribuídos pelas cinco regiões e a expectativa é de que 50 mil pessoas compareçam aos bate-papos.