10 MAI 2018
Prefeitura recebe evento sobre internacionalização de municípios

O evento, organizado pela Unesp de Marília, irá reunir gestores municipais, vereadores, estudantes e demais interessados no tema e contará com orientações e experiências sobre as formas de se relacionar com o exterior através da administração local.

O evento, que contará com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, terá seminários sobre as possibilidades de atuação das cidades com a diplomacia global e as experiências dos municípios brasileiros na consolidação de uma visão internacional e cooperativa da administração pública. Todo o evento será transmitido ao vivo pelo facebook da Prefeitura de Marília.

O seminário foi idealizado pelo Centro Acadêmico de Relações Internacionais “Diplomata Sérgio Vieira de Mello” (CARI – Unesp Marília), Igepri (Instituto de Gestão Pública e Relações Internacionais) e o Instituto de Políticas Públicas de Marília (IPPMar), com o apoio da Prefeitura de Marília, do Projeto RI Works, do Fonari (Fórum Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Relações Internacionais) e do DCPE (Departamento de Ciências Políticas e Econômicas) da Unesp de Marília.

A comissão organizadora do evento é formada pela Profª. Dra. Mariângela L. S. Fujita; Prof. Dr. Marcelo Fernandes de Oliveira; Carlos Henrique Dias Ribeiro e Juan R.S. Orellana.

Confira a programação:

9h – Credenciamento

9h15 – Abertura Oficial

10h – Conferência: A Autonomia de Entes Federados na Execução e Formulação das Relações Internacionais, com o Prof. Dr. Jefferson Dias, Procurador da República do Ministério Público Federal; Prof. Dr. Marcelo Fernandes, Professor de Relações Internacionais da Unesp de Marília; e Dilson Dalpiaz, Vice-presidente do Fórum Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Relações Internacionais (Fonari).

15h – A Internacionalização do Município de Osasco (SP), com José Rodrigues, Coordenador de Relações Internacionais de Osasco.

16h – A Internacionalização do Município de São José dos Pinhais (PR), com Luiz Carlos Setim, Presidente do Comitê de Geminações de São José dos Pinhais.

17h – A Internacionalização do Município de Uberlândia (MG), com Dilson Dalpiaz, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo de Uberlândia; Leandro Andrade, Diretor de Promoção de Investimentos de Uberlândia; e Tatiana Flores, Coordenadora de Novos Negócios e Assuntos Internacionais de Uberlândia.